Sábado, 27 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 04 de Abril de 2019, 10:36 - A | A

Quinta-feira, 04 de Abril de 2019, 10h:36 - A | A

TRICENTENÁRIO DE CUIABÁ

A favor da extinção da SEC 300, vice-prefeito de Cuiabá fala de economia de R$ 1,2 milhão

Da Redação - O Bom da Notícia

(Foto: Marcus Mesquita/MidiaNews)

niuan.jpg

 

Mais do que eventos festivos, a população de Cuiabá quer os serviços públicos essenciais funcionando com mais qualidade. A constatação foi feita pelo vice-prefeito da cidade, Niuan Ribeiro (PSD), ao comentar sua posição a favor da extinção da SEC 300 anos e lembrando que sempre foi contra a sua criação para tratar das comemorações.

 

Ressaltando que as pastas finalísticas, responsáveis pelas ações e obras alusivas ao aniversário, possuem pessoal qualificado para assegurar a implementação de ambas.a celebração do tricentenário de fundação da Capital.

 

“Apenas em salário haveria a economia de R$ 1,2 milhão ao ano. Vivemos um momento difícil e estes recursos poderiam ser aplicados em outras áreas mais importantes”. Por conta disso, o vice-prefeito defende que a Secretaria Extraordinária dos 300 anos (SEC-300) seja extinta em 8 de abril.

 

Vivemos um momento difícil e recursos para festa dos 300 anos poderiam ser aplicados em outras áreas mais importantes

Para Niuan, embora não lhe caiba mais discutir o que aconteceu, uma coordenadoria ou uma comissão envolvendo várias pastas seria suficiente para fazer com que os projetos avancem. “Não me cabe agora discutir o que aconteceu. Mas entendo que a comemoração dos 300 anos é ligada á Cultura, Obras e Planejamento, pastas que possuem pessoal qualificado para isso. Extinguir ao final do aniversário a secretaria seria uma bela mensagem do prefeito aos cidadãos”.

 

Ao falar da polêmica envolvendo a Arena Pantanal, requisitada pelo município para receber os festejos e vetada pelo Estado com recomendação do Ministério Público (MP), o que ocasionou o cancelamento do evento, o vice-prefeito salientou que o cidadão cuiabano tem outras necessidades mais urgentes do que shows.

 

“Vamos focar nas necessidades básicas da cidade. Temos visto o problema da Saúde, a Educação, ainda que de qualidade, pode avançar mais, ruas esburacadas. Tenho certeza que isso alegraria mais a nossa população e acho que este deve ser o foco”.

 

Niuan ainda lembrou de outro problema que afeta a população da cidade, o desemprego, acentuado entre os mais jovens. “Temos que criar um projeto de qualificação para estes jovens, algo simples, mas que funcione. Temos que acreditar em quem está no comando da cidade, mas sinto-me na responsabilidade de me posicionar”, pontuou Niuan que defende como aspectos principais para um bom gestor público austeridade, seriedade e trabalho.

 

Por fim, o vice social democrata abordou a crise que culminou com o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, atolada em dívidas e com salários atrasados há vários meses. “Este não é um problema que vem de hoje, tem atravessado os anos. Houve a sinalização de repasse de recursos federais, mas isso só ocorrerá com um plano de gestão. Então, é isso que precisa ser feito, um plano de gestão executável, viável e sustentável para que seja possível tocar o hospital e demonstrar que a humanização é definitivamente a marca desta gestão”.

 

Leia mais: Cinco vereadores são expulsos do Pronto-Socorro de Cuiabá por denunciarem caos na Saúde