Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020, 09:10 - A | A

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020, 09h:10 - A | A

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Mendes: ao aprovar reforma deputados evitaram cria uma classe de privilegiados

Mauro Mendes comemorou a aprovação do projeto de Lei Complementar durante a inauguração da Avenida Parque do Barbados

O Bom da Notícia

Assessoria/Secom

MAURO MENDES

 

O governador Mauro Mendes (DEM), em conversa com jornalistas, na última segunda-feira (13), durante a inauguração da Avenida Parque do Barbados, comemorou a aprovação do projeto de Lei Complementar que aumentou a cobrança da alíquota previdenciária dos servidores públicos do Estado para 14%.

 Inicialmente a proposta do governo foi para que a alíquota de 14% fosse cobrada dos aposentados que ganhassem acima de um salário mínimo. Porém, os deputados modificaram o artigo para que a cobrança fosse a partir de R$ 3 mil. 

Governador disse que vai seguir as regras de aposentadoria já aprovadas pelo Congresso Nacional

 “Respeito muito servidor mas ele não é uma classe de privilegiados. Tem que ser um servidor igual ao cidadão, que têm direitos e deveres iguais a todos os mato-grossenses [...] Aquilo que nós fizemos em Mato Grosso não é diferente daquilo que está sendo feito em todo o Brasil, que é uma obrigação do governo estadual fazer. Consta na Constituição que todos os Estados terão que ter obrigatoriamente a alíquota de 14%. Quem não fizer, coloca o Estado inadimplente perante o CRP, a Previdência nacional. Estando inadimplente você não recebe transferências voluntárias, não recebe o aval da união, não consegue novos financiamentos, então isso praticamente inviabilizaria Mato Grosso. Por isso está de parabéns, aqueles deputados que entenderam isso e que votaram favoravelmente a 95% da população de Mato Grosso", comentou o governador.

 Mauro ainda deixou claro que hoje 95% dos mato-grossenses já estão sob as regras nacionais, ou seja, o trabalhador da indústria, do comércio, do agronegócio e da imprensa vai se aposentar com 65 anos para homens e 62 anos mulheres. "Eu acredito que a Assembleia Legislativa não vai criar aqui uma classe de privilegiados, permitindo que a pessoa se aposente aos 45 anos de idade. Seria uma grande injustiça com os 95% da população de Mato Grosso que não tem esse privilégio estabelecido hoje em lei”, disse Mendes.

 Mauro Mendes ainda explicou que deverá concluir a nova etapa de mudanças na legislação previdenciária em até 60 dias. Além da idade mínima, o governo deverá estabelecer o tempo de contribuição para homens e mulheres, da cidade e do campo, além de alterações no pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao idoso ou à pessoa com deficiência. Também deverá constar na reforma de Mendes, novas regras para a previdência de militares. A tendência é que Mendes copie o que já foi aprovado pelo Congresso Nacional.

 Mauro Mendes também adiantou que não pretende realizar nenhum veto no projeto aprovado que modificou a alíquota e a faixa de isenção dos aposentados em Mato Grosso. “Pelo que eu vi até agora não tem nada daquilo que não tenha sido dialogado com o governo. E é natural que haja esse diálogo com o governo na tramitação de um projeto dentro da Assembleia. É natural que haja o diálogo com a sociedade, com setores impactados, ver se o papel das tabelas ativa,mas até agora pelo meu conhecimento não tem nada que poderia nos levar a vetar algo”, disse. 

 Leia também - Presidente do DEM desmente Pinheiro e confirma que sigla tem nomes fortes à prefeitura