Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

ARTIGOS Sexta-feira, 04 de Setembro de 2020, 18:17 - A | A

Sexta-feira, 04 de Setembro de 2020, 18h:17 - A | A

Sani Neves

Setembro Amarelo

Sani Neves

Setembro chegou e os ipês estão carregados de flores que nos remetem à força da vida e da natureza. Sim! Os ipês nos revelam a possibilidade de florir durante o período da seca, as queimadas estão por toda a parte e a fumaça escurece o dia deixando tudo cinzento e assim, além das máscaras, temos agora mas essa dificuldade para respirar... Além da beleza dos ipês, acontece neste mês também, a campanha Setembro Amarelo, a campanha se destina à prevenção ao suicídio, e contribui para a conscientização da população quanto às doenças mentais - principais causas dos suicídios e reforça a importância de buscar ajuda e apoio emocional.

Aqui, chamo a sua atenção para observar a sua voz interior, pois o primeiro passo para a prevenção é esse auticuidado, olhar para si ainda que você não se sinta encorajado a buscar ajuda, reconhecer as suas angústias e dificuldade para lidar consigo pode ser o começo da prevenção...Observe pensamentos que carregam sentimentos de desamor, desamparo e desvalor, é comum que estes estejam presentes antes da ideação suicida. Cheque se as seguintes frases fazem parte do seu repertório de crenças: "Eu sou um fardo para a minha familia". "Eu sou um fracasso ". "Não gostam de mim".

"Tudo da errado pra mim". "Tanto faz viver ou morrer". "Não gosto da minha aparência fisica". Essas são apenas algumas frases que exemplificam a negatividade de uma pessoa que pode estar em um quadro depressivo e com planos de tirar a própria vida. É muito importante buscar ajuda profissional o mais breve possível para dar início ao tratamento, mudar crenças e hábitos que colaborem para o encontro de novo sentido de vida. Além disso, traumas podem ser tratados e superados, mas toda ajuda dependerá do seu primeiro passo e pedido de ajuda, pois assim como os ipês florescem em meio ao caos das queimadas, você pode voltar a 'florescer' à qualquer momento!

O apoio pode ser encontrado através da linha direta e voluntária ofertada pelo CVV - Centro de Valorização da Vida, através do Facebook (chat), ligação telefônica para 188, e através do acesso ao site https://www.cvv.org.br/. Através do CVV é possível encontrar apoio emocional e prevenção ao suicídio imediato. E para a continuidade do tratamento o acompanhamento psicológico pode ser encontrado na rede pública, particular e nas clínicas escolas em algumas universidades que ofertam o curso de Psicologia.

Viver vale à pena e se no momento não estiver fazendo tanto sentido busque ajuda o mais breve possível, sempre existe um novo olhar uma nova saída!

Psicóloga Sani Neves. CRP 18/01332. Psicologia Clínica. Esp. Gestão em Saúde UAB/UFMT. Sexologia Clínica. Constelação Familiar Sistêmica. Terapia EMDR. 65 99982 1308