Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025

ARTIGOS Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, 09:06 - A | A

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2025, 09h:06 - A | A

Licio Antonio Malheiros

Sondagem política II

Faltando cerca de um ano e meio para às eleições gerais de 2026; o cenário político de Mato Grosso já se movimenta intensamente nos bastidores.

A disputa pelo comando do Palácio Paiaguás promete ser acirrada, com partidos, lideranças e possíveis pré-candidatos articulando alianças, definindo estratégias e disputando espaços no embate político.

Para Câmara Federal, a disputa não é diferente, o cenário atual aponta um ligeiro favoritismo para os nomes que já exercem mandato parlamentar, pois, até o momento, são eles que despontam.

Para a Câmara Federal, existe uma certa morosidade nas indicações dos prováveis postulantes ao cargo à Federal; que irão disputar às vagas, por entenderem estar prematuro para colocar seus nomes à disposição dos partidos.

Porém, nos bastidores a movimentação dos nomes já acontece de forma exacerbada, principalmente para o cargo de Deputado Federal.

Um nome que vem ganhando forças nos bastidores, é, o do secretário de Educação Municipal Amaury Monge, que é sem sombra de dúvidas, um dos melhores secretários de educação do Estado, e que tem sido lembrado por vários partidos políticos, que acreditam na viabilidade do seu nome. 

Amaury Monge apresenta um curriculum invejável, especializado em Direito Administrativo, é mestre em Administração e Políticas Públicas e doutorando em Gestão Pública pela Universidade de Lisboa.

Atualmente, Amaury Monge é secretário de Educação de Cuiabá.

Assim que assumiu a pasta, apresentou à Comissão de Educação na Câmara Municipal, o planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação (SME), com destaque para as medidas emergenciais e ações de médio e longo prazo.

E não parou por aí, destacou o plano inicial, composto por 11 medidas que serão apresentadas à sociedade, incluindo a valorização dos profissionais, qualificação, plano pedagógico, assistência aos alunos com algum tipo de neurodivergência e o compromisso com a manutenção emergencial das escolas municipais.

Segundo análises políticas locais, Amauri Monge tem se destacado como um dos mais competentes secretários municipais do Estado, especialmente por sua atuação eficaz na área da educação.

 Nos bastidores alguns partidos manifestaram sim, interesse em lançar sua candidatura ao cargo de deputado federal, vislumbrando seu perfil técnico e compromisso com a transformação educacional.

Um dos argumentos centrais é que Monge poderia levar ao Congresso Nacional uma plataforma focada na qualidade do ensino, valorização dos profissionais da educação e inovação pedagógica, pois, são essas bandeiras que marcam sua gestão em Cuiabá.

Professor Licio Antonio Malheiros, é Jornalista, Articulista e Geógrafo