Os cirurgiões-dentistas que atuam na rede municipal de Saúde, em Cuiabá, decidiram por deflagrar greve nesta próxima sexta-feira (28), sob o argumento da defasagem salarial em mais de 40%. A decisão foi tomada durante assembleia do Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso (Sinodonto-MT), na última segunda-feira (24).
A categoria reivindica reajuste salarial e a regulamentação de um novo plano de cargos, carreiras e vencimentos.
O dentista Leandro Arruda, presidente do Sinodonto-MT, citou a defasagem devido ao não pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 2011 a 2015.
“A odontologia pede a reposição salarial pelas perdas inflacionárias referente aos anos de 2011 a 2015, onde, de forma incorreta, a gestão na época não aplicou a RGA sob a nossa tabela de progressão”, disse.
A expectativa é que a Prefeitura envie o projeto de lei para a Câmara até quinta-feira (27), caso isso não aconteça, a categoria entrará em greve na sexta.
Outro lado
A Secretaria de Governo esclarece que foi feito um acordo judicial com a categoria dos odontólogos, no qual eles renunciaram ao aumento de 56% para alguns servidores.
A homologação desse acordo ocorreu na quarta-feira passada, dia 19 de junho.
Neste momento, o processo está na Secretaria de Gestão, onde está sendo levantado todo o impacto ocasionado pela correção dos valores. Após isso, o processo será enviado para a Secretaria de Planejamento para a emissão do parecer de orçamento. Em seguida, a Secretaria de Saúde deve dar o parecer final, juntamente com a Procuradoria do Município, que ajustará todas as questões burocráticas.
Após toda essa tramitação, o documento será enviado para a Câmara Municipal de Vereadores para votação..