Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

CIDADES Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 17:48 - A | A

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 17h:48 - A | A

Energisa alerta

Em onda de calor, redobre os cuidados com aparelhos que gastam mais

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

Uma nova onda de calor vai atingir Mato Grosso a partir de sábado e o calor que deve permanecer até ao menos o dia 01 de maio. De acordo com a meteorologista e consultora da Energisa Ana Paula Paes, a previsão é que as temperaturas fiquem mais altas a partir do fim de semana. Na região de Cuiabá a temperatura máxima deve ficar em tornodos 35°C.

“Essa onda de calor vai ser provocada por um sistema de alta pressão que tende a inibir a formação de nuvens e com isso áreas do sul e sudoeste do estado devem ficar com temperaturas mais elevadas”, explicou a meteorologista.

Por causa desse novo alerta climático, técnicos da Energisa explicam que é preciso ter cuidado redobrado com a conta. É que o aumento das temperaturas e a permanência em períodos prolongados podem causar um salto de até 60% no consumo de equipamentos de refrigeração e climatização.  

“Esses aparelhos trocam calor com o ambiente externo. Então, para manter a temperatura, eles trabalham mais. Por isso, é preciso uma ação mais forte pra evitar gastos elevados num período de clima tão extremo”, explica Anderson Rodrigues, gerente de operações da companhia. 

O gerente afirma que, neste momento, para poder reduzir o impacto na conta, é necessário retirar da tomada aparelhos sem ou com pouco uso. “Por exemplo, eu tenho minha geladeira e um freezer na área de lazer, ou eu tenho um bebedouro gelando a água, a dica é desligar um deles pra reduzir esse gasto excessivo em dias de onda de calor. Usa um só. Já no caso do ar, acionar o mínimo possível. Ou seja, você pode ligar até o quarto ficar gelado e depois usar só o ventilador, que consome menos energia. E, de preferência, usar os equipamentos com selo Procel classe A pois são mais eficientes.”, comenta Anderson. 

Confira outras atitudes que podem contribuir para suavizar o custo na conta de energia do fim do mês. Veja:  

Ar-condicionado 

      Não deixe portas e janelas abertas com o equipamento ligado. 

      Mantenha os filtros limpos. 

      Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho.  

      Coloque cortinas nas janelas que recebem sol direto. 

      Se possível, priorize a posição de 23ºC.   

 

 

Ventilador 

● Deixe ligado apenas quando alguém estiver usando. Deixar o ventilador ligado com antecedência para tentar refrescar um ambiente, não funciona, ele apenas desperdiça energia. 

    
Geladeira 

     Evite deixar a porta aberta.  

     Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções. 

     Não coloque alimentos quentes dentro do equipamento. 

     Deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira.  

     Não forre as prateleiras. 

     Descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.