Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026

CIDADES Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026, 10:33 - A | A

Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026, 10h:33 - A | A

CALINS DO CERRADO

Livro sobre mulheres ciganas de MT é lançado com apoio da Secel

O Bom da Notícia/ com assessoria

Rompendo séculos de invisibilidade e silenciamento na história oficial, a primeira obra literária que aborda o universo cigano em Mato Grosso, “Calins do Cerrado – Medicinas e Sabedorias Ciganas”, será lançada nesta sexta-feira (6.2), em Rondonópolis, pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT) e a Editora Entrelinhas. A cerimônia de lançamento acontece a partir de 19h, na Biblioteca Pública Municipal Manoel Severino da Silva, localizada na Vila Operária (Quadra 20A, Lote 1131, Avenida Filinto Muller).  

O evento vai contar com programação que engloba a exibição do episódio “Zilma”, da minissérie Luzia e As Calins de Mato Grosso, ainda inédita, e declamação da poesia “Sol”, de encerramento do livro, de autoria da vice-presidente da AEEC-MT, Jéssika Lorrayne Alves Cabral Lima Leme, também a proponente e produtora executiva do livro. Também está prevista a apresentação de danças ciganas solos com integrantes do grupo de danças Tradição Cigana, que tem sede na cidade.

O livro foi publicado por meio do projeto “Mestra Diva – Ensinamentos e Sabedorias da Medicina Calon”, aprovado no Edital de Seleção Pública Viver Cultura – Identidades – Edição LPG 2023 da Secel/MT. Um dos temas centrais é a ligação entre as tradições ciganas, como a medicina Calon e a natureza, mais especificamente o cerrado, no caso das Calins que vivem no Estado.

A obra apresenta contos de cinco mulheres ciganas de quatro cidades mato-grossenses, entre elas a Mestra da Cultura Mato-grossense, raizeira Maria Divina Cabral, a Mestra Diva, de Rondonópolis, que também é a entrevistada especial da edição. Além disso, participam a professora aposentada Irandi Rodrigues Silva, de Chapada dos Guimarães, a assistente social Terezinha Alves, de Cuiabá, a matriarca da comunidade Calon de Tangará da Serra, Venerana Rodrigues Cunha Pereira e a ativista Nilva Rodrigues Cunha, de Rondonópolis.

De acordo com Jéssika Lorrayne, este é o primeiro livro publicado na literatura mato-grossense inteiramente produzido por pessoas ciganas. Segundo a proponente, a obra é uma continuidade do projeto Diva e As Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã, que reconheceu e homenageou Maria Divina como mestra da Cultura Mato-grossense e desdobrou-se na Exposição Multimídia Calin e na minissérie em cinco episódios Diva e As Calins de MT, que podem ser acessadas no seguinte pelo link www.galeriacalin.com .

"É muito importante a gente conseguir registrar em forma de contos, frases e fotos um pouco do que foi a história de nossas mulheres mais velhas, como a minha vó Diva e as tias Nerana, Terezinha, Irandi e Nilva, que estão no livro. No caso da minha vó ainda fica mais significativo, pois ela nunca teve a oportunidade de frequentar a escola, mas agora tem um livro com ensinamentos e sabedorias de vida”, emociona-se Jéssika, ao lembrar que as mulheres do tronco étnico Calon, se autodenominam de “Calins”, palavra na língua Chibe que pode ser traduzida como “Ciganas”.

Em breve o livro poderá ser acessado, a um preço simbólico, no site da Exposição Muiltimídia Calin, no endereço www.galeriacalin.com .

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2