Centenas de pessoas enfrentaram o frio da madrugada desta terça-feira (16) na tentativa de garantir uma das senhas de atendimento presencial para o programa habitacional Casa Cuiabana, em Cuiabá. Apesar da Prefeitura disponibilizar inscrição online e reforçar que a ordem de chegada não influencia no sorteio, muitos moradores dormiram em frente à sede da gestão municipal.
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá reforçou que não há necessidade de formação de filas, já que os sorteados serão definidos de forma aleatória, sem levar em conta a data ou horário da inscrição. O atendimento presencial segue com distribuição diária de senhas — 200 na Secretaria de Habitação e 100 na Secretaria da Mulher —, mas o cadastro também pode ser feito pelo site oficial da Prefeitura.
O programa vai sortear moradias ao longo dos próximos três anos. As inscrições seguem abertas até o dia 19 de setembro de 2025. Para participar, a renda familiar bruta deve ser de no máximo R$ 2.850,00, e não podem se inscrever pessoas que já possuem imóvel ou que já foram beneficiadas por programas habitacionais do município.
Critérios para se cadastrar:
-
Ter renda familiar bruta de até R$ 2.850,00;
-
Não possuir imóvel residencial no nome;
-
Não ter sido beneficiado anteriormente em programas habitacionais da Prefeitura;
-
Apresentar CPF no momento do cadastro;
-
Apenas um cadastro por família será aceito;
-
Inscritos devem aceitar os termos da Política de Privacidade e assinar declaração com as condições.
A seleção dos beneficiários levará em conta critérios de prioridade, como mulheres chefes de família, pessoas negras, com deficiência, idosos, crianças ou adolescentes, doenças graves, vítimas de violência doméstica, indígenas, quilombolas, moradores de áreas de risco e famílias com contratos habitacionais cancelados sem culpa. A Prefeitura também alerta para golpes: não há qualquer cobrança no processo e todo o trâmite deve ser feito exclusivamente pelos canais oficiais.
Nota na íntegra
A Prefeitura de Cuiabá informa que não há necessidade de formação de filas para o cadastro no programa Casa Cuiabana. O atendimento presencial é realizado mediante a distribuição de 200 senhas por dia, e a ordem de chegada não interfere no processo, já que o sorteio dos beneficiários não considera a data da inscrição.
Reforçamos que o cadastro também pode ser realizado online, por meio do site oficial da Prefeitura, proporcionando mais comodidade e segurança à população.