A população de Várzea Grande poderá comparecer ao Hospital Metropolitano nesta terça (12) e quarta-feira (13) para um gesto de amor ao próximo, a doação de sangue.
A unidade móvel do MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, estacionará na lateral do hospital e estará à disposição de quem quiser doar sangue. A coleta funcionará das 8h às 12h e das 13h às 16h.
O diretor MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida todos os várzea-grandenses a se dirigirem até o Hospital Metropolitano para doarem sangue e ajudarem a manter os estoques da hemorrede abastecidos.
“É um gesto voluntário e altruísta que não toma muito tempo e que pode salvar até cinco vidas. Isso ocorre porque separamos o sangue coletado em componentes, como hemácias, plaquetas e plasma, que podem ser utilizados para atender diferentes pacientes com necessidades específicas. Assim, todas as doações importam, independentemente do tipo sanguíneo”, explicou Modolo.
Segundo a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira, a unidade é uma das que buscam o insumo no MT Hemocentro para abastecer seus estoques e realizar cirurgias, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o sangue tem validade limitada e o estoque depende da colaboração contínua da população.
“Sempre fazemos essa parceria com o MT Hemocentro para convidar familiares e amigos dos pacientes, e demais moradores da cidade, a doar sangue na unidade móvel disponibilizada. Assim, a campanha facilita a doação pela população, que não precisa se deslocar até a sede na 13 de junho, em Cuiabá”, destacou a diretora.
A ação também aumenta o número de doadores e o volume de sangue coletado. “Muitas vezes, esse insumo acaba voltando depois ao Hospital Metropolitano, para atender os amigos e parentes de quem doou já como nosso paciente”, concluiu Cristiane.
“É uma forma de manter o equilíbrio do sistema público de hemoterapia, beneficiando não apenas os nossos pacientes, mas toda a rede estadual. Por isso, convidamos toda a comunidade a participar deste ato de solidariedade que salva vidas”, concluiu Cristiane.
O MT Hemocentro busca reforçar o estoque de bolsas de sangue de todos os tipos sanguíneos, mas no momento todos se encontram em situação estável.
Quem pode doar?
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação. Esse documento pode ser retirado no MT Hemocentro.
Em um período de 12 meses, homens podem doar até quatro vezes e, mulheres, até três vezes. São coletados até 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.