Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, e seu filho Gustavo Benedito Junior Lara de Santana, de 18 anos, serão julgados pelo Tribunal do Júri pelo assassinato da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos, encontrada morta em um poço em abril deste ano. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (5) pelo juiz Francisco Ney Gaíva, da 14ª Vara Criminal de Cuiabá.
Segundo o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), os réus responderão pelos crimes de feminicídio qualificado, roubo majorado, tentativa de extorsão, lesão corporal no contexto de violência doméstica e ocultação de cadáver.
A denúncia aponta que Benedito planejou o crime motivado por ciúmes e inconformado com o possível término de seu relacionamento com a mãe da vítima, Suellen de Alencastro Arruda. Para executar o plano, ele teria contado com a ajuda do filho e de dois adolescentes.
Heloísa foi morta por asfixia mecânica com um cabo USB, e seu corpo foi encontrado dentro de um poço. Confissões espontâneas reforçaram a participação dos acusados. O crime foi considerado cruel, com recurso que dificultou a defesa da vítima, e evidencia violência de gênero.
Diante da gravidade do caso, a prisão preventiva de pai e filho foi mantida. Também foi deferida a restituição de bens apreendidos das vítimas, como celulares, televisores e notebook.