Moradores do distrito de Nova União, em Cotriguaçu, registraram os estragos provocados pelo forte temporal que atingiu a região na manhã desta terça-feira (20). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma casa sendo levada pela força da água, além da queda de pontes e danos à infraestrutura local. (Veja o vídeo no final da matéria)
De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuva acumulado nas últimas 24 horas chegou a 93 milímetros. Diante da gravidade da situação, o Governo de Mato Grosso determinou o envio de uma equipe da Defesa Civil do Estado ao município, localizado a cerca de 950 quilômetros de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (21).
Para garantir rapidez no deslocamento, a operação contará com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão indica continuidade das chuvas nos próximos dias, com acumulado de pelo menos 80 milímetros adicionais.
Desde o início das chuvas, ainda na terça-feira, a Defesa Civil Estadual já vinha prestando apoio técnico ao município, com orientações para o levantamento de danos e ações de assistência à população, além do monitoramento constante da situação.
Nesta quarta-feira, a equipe da Coordenadoria de Operações da Defesa Civil deve auxiliar a prefeitura nos procedimentos para a decretação de situação de emergência e na consolidação dos danos causados pelo temporal.
Também está prevista para hoje a chegada de um caminhão com materiais de assistência emergencial, que serão destinados às famílias afetadas. O Governo do Estado informou que segue acompanhando o cenário para garantir uma resposta rápida, reduzir os impactos e assegurar o atendimento à população de Cotriguaçu.
Veja o vídeo:
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2


