Terça-feira, 16 de Julho de 2024

ESPORTES Terça-feira, 11 de Julho de 2023, 18:14 - A | A

Terça-feira, 11 de Julho de 2023, 18h:14 - A | A

PARADESPORTO

Equipes de Mato Grosso garantem medalhas em Regional Centro-Norte de goalball

Com apoio da Secel, seis equipes mato-grossenses participaram da competição em Brasília (DF)

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A equipe feminina do Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso (Icemat) foi campeã do Regional Centro-Norte de goalball, realizado em Brasília (DF). Com seis equipes participantes, a delegação mato-grossense garantiu ainda o vice-campeonato com o time masculino do Icemat, e o terceiro lugar, com as meninas da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV-MT).

Também participaram da competição a equipe feminina da Associação Mato-grossense de Cegos (AMC-MT), e as masculinas da Associação dos Deficientes Visuais do Vale do São Lourenço (ADVSL/MT) e da ARDV-MT. Ao todo, 54 pessoas fizeram parte da delegação de Mato Grosso. 

Além do apoio para a viagem, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é parceria das instituições de cegos por meio dos programas Pontos de Esporte e Lazer e o Olimpus, que atende alguns dos esportistas deficientes visuais e treinadores com Bolsas Atleta e Técnico.

Uma das beneficiadas pelo programa Olimpus, por exemplo, é Carol Duarte, que foi a artilheira da competição com 40 gols. A atleta integra a seleção brasileira de goalball e foi contratada neste ano para reforçar o time do Icemat.

“É uma satisfação possibilitar que as políticas públicas esportivas cheguem às pessoas com deficiência, afinal o esporte é transformador para todos e todas. E é uma honra fazer parte dessas conquistas e ver a evolução do paradesporto mato-grossense. Desejamos parabéns e vida longa de sucesso ao goalball de Mato Grosso”, celebra o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Campeã na Regional Centro-Norte, a equipe feminina do Icemat assegurou vaga para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, agendado para o fim de outubro. Representando Mato Grosso, a competição nacional terá ainda a equipe masculina da ARDV, por ter ficado na quarta posição da competição regional em que os três primeiros colocados já estavam classificados para a Série A de goalball.

Os times feminino da AMC e o masculino do Icemat estão garantidos na Série A do Brasileiro de goalball, que ocorre entre os dias 23 e 30 de setembro, em São Paulo.

Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), o Regional Centro-Norte de goalball reuniu, de 04 a 08 de julho, 16 equipes dos Estados de Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Esse foi o último dos cinco regionais da modalidade em 2023, antes do início dos nacionais.