Domingo, 19 de Maio de 2024

ESPORTES Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022, 18:00 - A | A

Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022, 18h:00 - A | A

MUNDIAL DO FUTEBOL

Qatar eliminado e decepções europeias marcam início de segunda rodada da Copa do Mundo

Silvano Costa/Especial para O Bom da Notícia

Os jogos desta sexta-feira (25) abriram a segunda rodada da Copa do Mundo. As partidas ocorreram entre os grupos A e B. O dia marcou a eliminação da primeira seleção até o momento: o anfritrião Qatar.

O primeiro confronto do dia foi entre Irã e País de Gales. Após um começo frenético, o primeiro tempo terminou morno. Porém, o segundo tempo foi de domínio iraniano. Com duas bolas na trave logo no início da etapa final, o Irã manteve a pressão até o final. A persistência foi recompensada quando Rouzbeh Cheshmi acertou um belo chute já no minuto final do jogo. Ainda houve tempo para um segundo gol, após um lançamento ruim da defesa de Gales que resultou em um contra ataque mortal. Com a vitória por 2 a 0, o Irã vai para a terceira e última rodada precisando de um empate contra os Estados Unidos para se classificar. 

Na segunda partida, Qatar e Senegal se enfrentaram. Ambas haviam perdido na estreia e precisavam dar uma resposta. A seleção senegalesa controlou a posse de bola no primeiro tempo e, após falha bizarra do zagueiro Khoukihi, Boulaye Dia colocou os africanos na frente. O segundo tempo iniciou da mesma forma que o primeiro terminou: gol de Senegal. Famara Diedhiou aproveitou o escanteio na primeira trave e cabeceou a bola para as redes. Depois disso o Qatar melhorou consideravelmente no jogo. O goleiro Mendy foi obrigado a fazer duas defesas de almanaque, porém não foi suficiente. Aos 33 minutos, Mohammed Muntari aproveitou cruzamento e antecipou a zaga senegalesa, fazendo o primeiro gol dos anfritriões na competição. Entretanto, não durou muito para o balde de água fria. Seis minutos depois, Bamba Dieng liquidou o resultado. Senegal 3, Qatar 1. Com o resultado, Senegal joga a vida na última rodada contra o Equador, precisando de uma vitória para ir ao mata-mata. 

O terceiro jogo foi entre Holanda e Equador. As duas brigavam pela liderança do grupo, porém se mantiveram empatadas. Cody Gakpo colocou os holandeses na frente logo com 5 minutos de jogo após um belo chute. O primeiro tempo terminou com um gol anulado do Equador, em um lance bastante polêmico. . Logo no início da segunda etapa, Enner Valencia igualou o placar e se isolou na artilharia da Copa do Mundo. O resto do jogo manteve a tônica: domínio absoluto dos equatorianos, com muita intensidade e organização. Porém, não foi suficiente para desempatar a partida, que manteve o grupo A bastante aberto. 

O último enfrentamento da sexta-feira foi entre Inglaterra e Estados Unidos. Os ingleses tinham a chance de assegurarem a classificação para as oitavas com uma vitória simples, mas tiveram uma atuação medíocre. Os americanos incomodaram, muitas vezes com mais garra do que técnica, mas não tiraram o placar do 0 a 0. O grupo se mantém em aberto para a última rodada, e todas as equipes possuem chance de classificação. A Inglaterra enfrenta País de Gales, enquanto que os Estados Unidos enfrentam o Irã.