Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

O BOM DA VIDA Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 10:23 - A | A

Terça-feira, 24 de Novembro de 2020, 10h:23 - A | A

NOVEMBRO AZUL

Dieta saudável é aliada em redução do risco de câncer de próstata

O Bom da Vida

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanona. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são previstos para 2020 cerca de 65 mil novos casos.

Dentre os maiores fatores de risco, a idade, a genética, hábitos alimentares e estilo de vida têm destaque. É por isso que a alimentação se torna ferramenta essencial no combate à doença.

“A alimentação saudável sempre será a maior aliada no combate a qualquer doença. No caso do câncer de próstata, a prevenção passa por uma dieta rica em licopeno, que está presente em tomates, por exemplo, e é um carotenóide inibidor da proliferação de células tumorais. Também é fundamental evitar alguns alimentos”, afirma a nutricionista da Casa Aurora, Iara Gamboa de Oliveira.

Dentre o que é preciso evitar, a profissional cita “carnes vermelhas em excesso, embutidos, fast foods, frituras e industrializados estão entre os vilões da alimentação. Assim, ao evitar o consumo destes alimentos e escolher comer aqueles com mais características positivas, o caminho já estará pavimentado para uma vida mais equilibrada”, diz.

Confira uma lista de alimentos que auxiliam na prevenção do câncer de próstata

Frutas vermelhas - como framboesa e amora, contêm antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malignas.

Romã - contêm ácido elágico, um antioxidante que ajuda a inibir a enzima responsável pelo surgimento de células cancerígenas.

Melancia, Morango e Tomate - são frutas ricas em licopeno que protege as células do nosso organismo contra os radicais livres, além de ser também responsável por estimular o sistema imunológico.

Cenoura - rica em carotenoides, que atuam no combate aos radicais livres. Abóbora, mamão, manga são outras boas fontes desse nutriente.

Brócolis - contém sulforafano, capaz de aumentar o número de enzimas protetoras presentes no tecido mamário. Couve, agrião, rúcula, espinafre são outras boas fontes.

Soja - Rica em fitoestrógenos que atuam como protetores contra o câncer de mama.

Linhaça - É fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama.

Cogumelos - Contém antioxidantes que auxiliam na prevenção da doença.

Azeite de oliva, abacate e castanhas – fontes de gorduras boas com propriedades anticancerígenas.