Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

O BOM DA VIDA Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023, 15:40 - A | A

Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023, 15h:40 - A | A

NESTA SEXTA

Escritores e agentes culturais contemplados com edital da Secel são homenageados

Seleção pública contou com R$ 2 milhões do Estado para publicação de livros, fomento à leitura e à criação

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realiza nesta sexta-feira (18), às 19h30, uma cerimônia para celebrar os resultados do edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense. O evento é feito em parceria com a Academia Mato-grossense de Letras (AML) para reconhecer o talento de escritores e agentes culturais contemplados na seleção pública, que contou com recursos de R$ 2 milhões do Governo de Mato Grosso.

A homenagem acontece na Casa Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá, com acesso gratuito. O evento também pode ser acompanhado pelo canal da Academia Mato-Grossense de Letras no YouTube. 

Ao todo, o edital da Secel contemplou 67 projetos nas categorias de publicação de obras literárias, fomento à leitura e à criação.

Para garantir a isenção nas escolhas das propostas, a Secel designou a Academia Mato-grossense de Letras para fazer o credenciamento de pareceristas e banca de seleção do edital.

“O processo de seleção foi feito por pareceristas de diversas partes do país, a maioria doutores na área de literatura e cultura, escritores destacados inclusive com premiações em nível nacional. Alguns atuam como presidentes de Academias de Letras e União Brasileira de Escritores”, explicou a presidente da AML, Sueli Batista.

De acordo com o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves, a parceria com a Academia de Letras foi fundamental para o resultado alcançado. 

“Fazer com que o recurso chegue até a ponta, com obras e projetos incríveis sendo contemplados nesse edital, nos faz entender que estamos no caminho certo e que os investimentos dão resultados significativos para a nossa cultura, educação, população e história. Em nome do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virgínia Mendes e do vice-governador, Otaviano Pivetta, queremos agradecer a contribuição da Academia”, destacou.

Durante o evento, escritores e agentes culturais contemplados no edital de literatura serão homenageados com a entrega de medalhas e certificados.   

“A ideia é que novos e antigos escritores, alguns já imortalizados por suas obras, se integrem numa conexão muito interessante para a cultura mato-grossense”, concluiu Sueli Batista.

Por meio do edital da Secel, o Governo de Mato Grosso disponibilizou recursos para atender propostas inéditas de trabalhadores da cultura nas áreas de criação e publicação de obras literárias e de fomento à leitura.

Foram selecionados 33 projetos de publicação de obras literárias. Para estimular o surgimento de novos escritores, o edital contempla ainda mais 18 projetos de incentivo à criação. Os dois segmentos abrangem as categorias infantil, infantojuvenil e adulto.

Outros 16 projetos de fomento à leitura foram contemplados na seleção pública, envolvendo as categorias de formação de mediadores e de escritores, e de contação de histórias e mediação de leitura.

Dentre os selecionados, estão escritores e agentes culturais de vários municípios mato-grossenses, como Alto Araguaia, Barra do Garças, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra, Poxoréu, Mirassol Doeste, Várzea Grande, Juara, Pontal do Araguaia, Torixoréu e Poconé.