Sábado, 25 de Maio de 2024

O BOM DA VIDA Sexta-feira, 15 de Março de 2024, 16:44 - A | A

Sexta-feira, 15 de Março de 2024, 16h:44 - A | A

GRAFITE NA PRAÇA

Oficinas gratuitas levam arte urbana à periferia de Cuiabá

Artistas e alunos darão mais cor a complexo de lazer que está sendo reconstruído no Osmar Cabral e a entidade cultural no Pedra 90; faça sua inscrição e participe!

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

Num universo próprio de cores e estilos, a arte dá forma à liberdade criativa e a temas de relevância social. Reconhecido como forte expressão da arte urbana, o grafite tem até dia próprio no calendário nacional, 27 de março. Em Cuiabá, oficinas gratuitas vão aproximar interessados a esse movimento cultural, com atividades em dois lugares especiais: o bairro Osmar Cabral, comunidade que recebe em abril um complexo esportivo e de lazer totalmente repaginado, e a sede do Instituto Cultural Casarão das Artes, no Pedra 90.

As oficinas abrem o calendário de atividades promovidas pela MRV junto à comunidade, construtora que está empreendendo as obras na Praça Osmar Cabral, graças à parceria firmada com o Ministério Público de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá. A inauguração oficial do complexo esportivo e de lazer acontece no dia 6 de abril, às vésperas do aniversário de Cuiabá, celebrado no dia 8. O espaço contará com campo de futebol, pista de skate, playground, academia da melhor idade, pista de caminhada, área para eventos e quiosques para lanchonetes.

As aulas de arte urbana serão divididas em quatro turmas, com temas e públicos diferentes. Dois dias serão reservados exclusivamente ao grafite e muralismo (23 e 25 de março). A programação se completa com aulas de artes manuais de stencil e de letras populares (26 e 27 de março, respectivamente). Os participantes terão teoria e prática e participarão da execução artística de muros e calçadas do espaço público de esporte e lazer no Osmar Cabral. A intenção do projeto é tornar o local uma exposição de arte urbana a céu aberto na periferia da cidade.

Paredes do Casarão das Artes também receberão o toque do coletivo de artistas, que reúne talentos de diferentes cidades: Bruna Serifa (São Paulo), Duo Kimera (Fortaleza-CE), Jay Moraes (Cascavel-PR), Kelly Reis (São Paulo), Luis Badaró (Rondonópolis-MT) e Rogério Mendes (Cuiabá).