Terça-feira, 08 de Julho de 2025

O BOM DA VIDA Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021, 14:47 - A | A

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021, 14h:47 - A | A

"PINCÉIS MÁGICOS"

Protagonismo das mulheres em meio a elementos cuiabanos revelam a arte fascinante de Zeilton Mattos

Marisa Batalha/O Bom da Notícia

(Foto: Ilustração/Arquivo pessoal de Zeilton Mattos)

MARIA FERNANDA.jpg

 Maria Fernanda, professora e diretora da Lírios

Dono de uma arte plural, totalmente multifacetada, Zeilton Mattos que já está há 44 anos em Cuiabá, realiza com maestria, um interessante casamento entre suas mulheres extremamente femininas, abarcadas por cores vivas e rodeadas de peixes, libélulas, romãs revelando, para além da brasilidade, sua ancestralidade negra.

Em uma fase muito especial - após a imposição da vida de perdas pessoais gigantes -, algumas de suas encomendas, além das exposições, ganharam um novo olhar, ainda mais fascinante.

Mesmo realizando uma arte muito detalhista, com elementos que entram em cena para ungir a tela em prosperidade e apontar mudanças como os peixes, as romãs e suas libélulas, o artista deixa, neste momento, seus elementos com pano de fundo e dá protagonismo às mulheres. Deixando aquele que as observam, inteiramente, invadido por tamanha beleza.

(Foto: Ilustração/Arquivo pessoal de Zeilton Mattos)

Dra Nadeska.jpg

  Advogada, dra Nadeska e seu fiel companheiro

É como se seus elementos - apesar da forte presença e das cores vibrantes - marcassem sua existência, nesta fase, nos bordados. Como forma de assegurar mais espaço às novas silhuetas.

Aceitando, inclusive, um novo desafio de colocar seus pincéis, à disposição das mulheres e de seus animais. Uma ligação já contada fartamente na literatura, ao conceber conexões humanas e não-humanas

Realizando uma equação atípica entre o humano e seus companheiros animais e, claro, mostrando uma interessante transformação na relação entre seres diferentes e a descoberta de 'amores' fiéis. Onde o animal passa a cumprir um outro papel: o de completar. Pois nesta interação entre dono e pet, o primeiro adquire para si uma nova identidade, ao desvelar um conceito que aponta que 'ao lado do meu animal, sou o que não sou para mais ninguém'.

(Foto: Ilustração/Arquivo pessoal de Zeilton Mattos)

Bióloga Maria Eugênia.jpg

 A bióloga Maria Eugênia e seu querido poodle

Assim, esses companheiros de jornada são inseridos em um cenário imaginário, poético e, claro, artístico, em um constante trânsito de significados e valores. Ora, como o animal sagrado e ritualístico, ora espelho do homem, em uma conexão um com outro, quase simbiótica, em um ciclo infinito de transformações.

Os seus elementos continuam, obviamente, em uma convivência pacífica com as criações. Seus bordados desvelam a delicadeza do homem expondo sua alma feminina. Em cores fortes que, porém, não se contrapõem, nem tampouco agridem. Ao contrário, trazem a responsabilidade do artista em compor, em construir a beleza no seu todo.

Desta forma, nestas telas, a composição chega, delicadamente, perfeita, colorindo o coletivo. Em particular, nestas suas últimas três encomendas feitas para a professora Maria Fernanda - também diretora da Lírios, entidade que realiza uma defesa séria em favor da mulher, em uma luta sem trégua contra a violência doméstica -,  para a advogada dra Nadeska, e para a bióloga Maria Eugênia. 

O protagonismo destas mulheres e de seus animais trazem tanta personalidade às telas, que chegam a redefinir a dança de seus pincéis. Pois ao não transgredir a arte ou sua paixão por ela, Zeilton torna a imagem impactante, em um ato absolutamente proposital, ao decidir colocar em primeiro plano, um estado pacífico, sobretudo, amoroso, entre o dono e seus animais, aqui podendo ser identificados como uma gigantesca declaração de amor.

Zeilton Mattos é um dos mais respeitados artistas do país e, claro, de Mato Grosso. Coleciona prêmios e suas últimas mostras foram realizadas em Portugal e na França.

Recebeu elogios dos críticos de arte do quilate de Luis Ernesto Kawall, membro da associação paulista e brasileira de críticos de artes e ainda do argentino Oscar D'Ambrósio, membro da associação paulista, brasileira e internacional de críticos de arte.

Maiores informações pelos telefones: Whatsapp: (065) 99916-3042 ou 99982-3825

Telas à venda

 

(Foto: Ilustração/Arquivo/Zeilton Mattos)

MULHERES E O SIRIRI.jpg

 Dança de Siriri -Tam: 130X200

 

(Foto: Ilustração/Arquivo/Zeilton Mattos)

JARRO DE ROMÃS.jpg

 Vaso com romãs - Tam:100x80 

 

(Foto: Ilustração/Arquivo/Zeilton Mattos)

GALO-ZEILTON.jpg

 O Galo - Tam:60x60

 

(Foto: Ilustração/Arquivo/Zeilton Mattos)

MULHER ENTRE ROMÃS.jpg

 Moça com romãs - Tam:60X60