A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), a Operação Gadalias, que investiga um esquema criminoso voltado para fraudes em empréstimos e financiamentos de imóveis na Caixa Econômica Federal. Até o momento, a PF apura prejuízos que chegam a R$ 7,9 milhões.
Entre os alvos está o empresário José Mikhael Maluf Neto, sócio da Construtora São José, que teve sua residência alvo de busca e apreensão. As diligências também ocorrem em cartórios, incluindo o do 2º Ofício, em Cuiabá, onde a equipe da PF recolheu documentos e outros materiais que possam esclarecer a participação dos investigados na fraude. A Polícia Federal reforça que os cartórios não estão sob investigação, mas que a coleta de documentos é necessária para a apuração.
As investigações indicam que os envolvidos simulavam transações imobiliárias e apresentavam documentos falsos para obter empréstimos e financiamentos junto à Caixa, causando prejuízo milionário à instituição. A fraude também incluía tentativas frustradas de empréstimos, como uma de R$ 2,6 milhões, que não foi concluída.
A apuração foi conduzida em parceria com a Centralizadora de Segurança da Caixa Econômica Federal, responsável por identificar os indícios de fraude e fornecer informações que permitiram a atuação da PF. Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, fraude para obtenção de financiamento e associação criminosa.
Alvos da Operação Gadalias:
-
José Mikhael Maluf Neto – sócio da Construtora São José
-
Três cartórios em Cuiabá, incluindo o 2º Ofício
-
Dois endereços residenciais de investigados (alvos ainda não divulgados)
Com informações do GD