Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025

POLÍTICA Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025, 18:41 - A | A

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025, 18h:41 - A | A

NESTA QUINTA

Bate-papo no Cast do Bom será com Rosana Leite: autoridade no combate a violência contra a mulher

'Em Mato Grosso a violência doméstica é uma realidade na casa de diversas mulheres', aponta defensora pública

Marisa Batalha/ O Bom da Notícia

Nesta quinta-feira(28.08), o Cast do Bom - podcast produzido no estúdio do portal O Bom da Notícia -, recebe para uma roda de conversa a defensora pública Rosana Leite - coordenadora do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) -, e uma das autoridades mais respeitadas quando se trata de debater este tipo de violência. Em especial, em Mato Grosso, estado que lidera pelo segundo ano consecutivo o ranking de feminicidios no país e onde estão quatro cidades: Sorriso, Tangará da Serra, Sinop e Cuiabá, entre as 50 do país com as maiores taxas de estupros.

E como estamos chegando ao final do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, nada mais oportuno do que realizarmos este bate-bola com a defensora pública respeitada como uma voz ativa em comissões nacionais de direitos humanos, sobretudo, um 'testemunho vivo de que a defesa dos direitos das mulheres não é uma abstração jurídica, mas uma trincheira diária, travada nos corredores dos fóruns, e nas salas de acolhimento'. Como foi apontada, recentemente, em matéria assinada pelo jornalista Mauro Camargo no site Nossa República, ao elogiar a atuação de Rosana Leite.

Á jornalistas, sempre que pode, a coordenadora do Nudem faz questão de frisar que Mato Grosso é um estado 'fincado no patriarcalismo, nutrido pela cultura do estupro e pelo machismo estrutural, assim não causa surpresa que a violência doméstica seja uma realidade na casa de diversas mulheres'.

O Cast do Bom volta após uma temporada fora das redes, provando que como tudo na vida, também programas, talk shows ou podcasts têm seus ciclos que exigem - de quem os produzem, coordenam e apresentam -, a exemplo de outras trajetórias, rediscussão, quietude, aprendizagem e recomeço.

Na bancada do talk show estão as jornalistas Marisa Batalha e Júlia Panosso.

O bate-papo on-line que vai ao ar às 17 horas, ao vivo, poderá ser acompanhado pelas redes sociais do portal, em especial no You Tube do O Bom da Noticia.