Uma mulher investigada pela participação na morte de um idoso ocorrida, no ano de 2023, em Cuiabá teve o mandado de prisão temporária cumprido pela Polícia Civil, na segunda-feira (24.11), após ser identificada em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O sobrinho-neto da vítima e namorado da investigada foi apontado nas investigações como o responsável pela execução do idoso também está com mandado de prisão decretado Justiça, porém segue foragido.
O crime ocorreu no dia 22 de setembro de 2023, no bairro Tancredo Neves, em Cuiabá. A vítima Rafael de Siqueira Faria, de 78 anos, foi encontrada amarrada pelos pés, mãos e pescoço, presa a uma cadeira de madeira, apresentando sinais de violência.
Segundo a perícia, a vítima foi morta por asfixia mecânica, caracterizada como estrangulamento. Em análise do local, foi verificado que o veículo da vítima estava na garagem e apenas o aparelho celular e alguns documentos haviam desaparecido.
As investigações conduzidas pela equipe da Delegacia de Homicídios identificaram o envolvimento do sobrinho-neto da vítima e da sua companheira no crime, supostamente com a intenção de subtrair valores em dinheiro, aproximadamente R$ 5 mil, que o idoso guardava dentro de casa com a intenção de comprar um lote.
Dias após o crime, o investigado, que já possuía histórico de violência, foi visto exibindo quantias de dinheiro, apesar de estar desempregado e chegou a se declarar integrante de uma facção criminosa. Elementos colhidos durante as investigações também evidenciaram a participação de sua companheira no crime.
Diante dos fatos, o delegado responsável pelas investigações, Edison Pick, representou pela prisão temporária dos investigados, que foram deferidas pela Justiça. O mandado contra a investigada foi cumprido nesta segunda-feira (24) e, posteriormente, a presa foi colocada à disposição da Justiça.
As diligências seguem em andamento para a prisão do segundo envolvido no crime.


