Mato Grosso tem oito alvos prioritários incluídos na lista nacional de foragidos divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, dentro do recém-lançado Programa Captura. A relação reúne criminosos considerados de alto risco para a segurança pública, entre eles Raffael Amorim de Brito, acusado de assassinar o sargento da Polícia Militar Odenil Alves Pedroso, em maio de 2024, em Cuiabá.
O caso ganhou grande repercussão à época e foi tratado como uma afronta direta ao sistema de segurança de Mato Grosso. O sargento Odenil foi executado com um tiro na cabeça na entrada da UPA do bairro Morada do Ouro, em plena luz do dia. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança. Mesmo identificado, o autor do crime segue foragido e agora integra a lista dos mais procurados do país.
2016 procurados em todo o Brasil
Como parte do programa, o governo federal publicou uma lista com 216 foragidos mais procurados, selecionados a partir de critérios como:
-
gravidade dos crimes;
-
ligação com organizações criminosas;
-
quantidade de mandados de prisão em aberto;
-
atuação em mais de um estado.
Cada estado pôde indicar até oito nomes considerados prioritários. A lista será atualizada a cada seis meses ou sempre que houver mudanças relevantes no cenário criminal.
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2


