Equipes da Patrulha Rural do 9º Comando Regional fecharam um garimpo ilegal em funcionamento na zona rural de Alta Floresta, na tarde desta quarta-feira (7). Na ação, três homens foram presos em flagrante e duas armas de fogo, mercúrio e demais materiais usados na extração ilegal de minério foram apreendidos.
De acordo com o boletim de ocorrência, policiais do 8º Batalhão se deslocaram para uma fiscalização ambiental após receberem denúncias sobre a existência de um garimpo em uma fazenda localizada nas proximidades da rodovia MT-326.
Os militares realizaram diligências e constataram o funcionamento da extração ilegal de minério, onde máquinas e motores de jatos de água estavam operando. Ainda no local, os três suspeitos foram encontrados e abordados.
Na revista ao grupo, nada de ilícito foi encontrado. Já na verificação ao acampamento montado pelo trio, a PM encontrou uma espingarda adaptada para calibre 22 e uma espingarda de calibre 28.
Também foram encontradas grandes quantidades da substância mercúrio, que é altamente nociva ao meio ambiente, utensílios utilizados para a prática do garimpo e galões contendo óleo diesel para o funcionamento das máquinas.
Os suspeitos não se pronunciaram sobre a prática do garimpo e receberam voz de prisão, sendo conduzidos para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.
Os motores e materiais maiores não puderam ser apreendidos, devido as dificuldades para remoção, e foram inutilizados no próprio local, conforme legislação ambiental pertinente.
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2


