A Polícia Civil de Mato Grosso identificou que o influenciador digital Dainey Aparecido da Costa, de 34 anos, conhecido como Deniz Bet, integrava o grupo criminoso alvo da Operação Ludus Sordidus, deflagrada nesta quinta-feira (21). O investigado ficou conhecido em Várzea Grande por ostentar quantias em dinheiro, viagens internacionais e cruzeiros de luxo em suas redes sociais.
Segundo as investigações conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), o influenciador fazia parte da célula da facção responsável por explorar plataformas de apostas ilegais, conhecidas como bets, usadas para financiar atividades ilícitas. Ele já havia sido preso recentemente por tráfico de drogas.
A ostentação de riqueza incompatível com renda lícita levantou suspeitas e reforçou a linha de apuração policial sobre a atuação de integrantes da facção que utilizavam a internet como vitrine para legitimar uma vida de luxo sustentada por crimes.
A Operação Ludus Sordidus cumpriu 38 ordens judiciais em Cuiabá, Várzea Grande e Nova Odessa (SP), incluindo mandados de prisão, busca e apreensão, bloqueio de contas e sequestro de imóveis de alto valor, totalizando mais de R$ 13,3 milhões em bens e ativos.
O trabalho faz parte do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, em parceria com a Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), que tem intensificado o combate a facções em todo o Estado.