Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025

POLÍTICA Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025, 15:38 - A | A

Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025, 15h:38 - A | A

DE OLHO NAS ELEIÇÕES

Abilio confirma Samantha Íris como pré-candidata a deputada estadual em 2026

Cris Mattos/O Bom da Notícia

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou publicamente que a primeira-dama e vereadora da Capital, Samantha Íris (PL), é pré-candidata a deputada estadual nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante participação no programa Roda de Entrevista, da TV Cultura Cuiabá.

Abilio afirmou que, apesar da confirmação da pré-candidatura, não há articulações formais em andamento, reforçando que o foco de ambos permanece na gestão e no mandato legislativo. “A Samantha hoje é pré-candidata a deputada estadual. Só que nós não estamos fazendo amarrações e reuniões. Estamos fazendo nosso trabalho: ela faz o trabalho de vereadora, eu faço meu trabalho de prefeito. Quando chegar o momento de registrar a candidatura, ela vai registrar, e pronto”, declarou.

O prefeito destacou que acredita no potencial político da esposa e elogiou sua atuação à frente do mandato na Câmara Municipal. “Eu acredito muito nela, no potencial dela, na capacidade dela. Ela é muito melhor que eu”, afirmou.

Durante a entrevista, Abilio também comentou especulações que apontaram Samantha como possível vice na chapa ao Governo de Mato Grosso encabeçada por Otaviano Pivetta (Republicanos). Segundo ele, a hipótese sempre foi “improvável” devido às regras de filiação partidária e à configuração das alianças previstas para 2026.

“Muitas vezes falei que era improvável, porque se o PL vai ter candidato, o vice não é do mesmo partido. A Samantha tem fidelidade partidária, como ela vai sair do partido pra ser vice em outra chapa? Então assim, não é possível”, argumentou.

Disputa estadual ou federal?

Apesar de o PL nacional ter cogitado o nome da primeira-dama para disputar uma vaga na Câmara Federal, Abilio avalia que as condições políticas do momento apontam para uma candidatura à Assembleia Legislativa.

“O PL nacional cogita o nome dela como pré-candidata a deputada federal, há um desejo, mas eu acredito que, com o momento, a oportunidade e as condições, ela se vocaciona muito mais à vaga de deputada estadual. Vamos aguardar o tempo e ver no que vai dar”, completou.

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2