Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 09:24 - A | A

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 09h:24 - A | A

DÉCADAS DE ESPERA

Aprovação do piso dos profissionais de enfermagem contou com votos do senadores mato-grossenses

Da Redação do O Bom da Notícia /Com Assessoria

Na noite desta última quarta-feira (24), foi aprovado, por unanimidade, o PL 2564/2020, que define o Piso Salarial Nacional para os profissionais da enfermagem. A matéria ganhou a adesão dos três senadores de Mato Grosso - Jayme Campos (UB), Carlos Fávaro (PSD) e Wellington Fagundes (PL)

A proposta agora segue para a Câmara dos Deputados e caso seja aprovada, em definitivo, o piso passa a R$ 4.750,00 para enfermeiros, sendo que 70% deste valor para técnicos de Enfermagem e 50% para auxiliares e parteiras.

Fagundes - ao realizar sua defesa do piso para Enfermagem -, lembrou do trabalho exaustivo dos profissionais, muitos deles vítimas nesta pandemia da Covid e com elevado número de mortes pelo contágio da doença.

"Esse é mais um dos projetos que falam ao coração de todos nós, principalmente nós que acompanhamos e trabalhamos nas ações de enfrentamento à Covid-19, falo na condição de Relator da Comissão Temporária do Senado".

Já Jayme classificou a aprovaçao como um 'dia histórico'. Ao lembrar da luta de décadas dos profissionais. "Estamos fazendo verdadeiramente a justiça social à classe [...] Diante dessa pandemia que vivenciamos, nós vimos o estresse que se criou para classe médica, enfermeiros, auxiliares de enfermagem".

Para Fávaro, os agentes políticos, enfim, cumpriram seu papel no Senado, ao apontar que o aumento deverá constar no orçamento da União, inserido na Reforma Tributária para que prefeituras e estados paguem à categoria sem ultrapassar o limite orçamentário que possuem.