Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 10 de Maio de 2023, 16:41 - A | A

Quarta-feira, 10 de Maio de 2023, 16h:41 - A | A

MELHORIA NAS RODOVIAS

Diego Guimarães levanta bandeira para duplicação da BR-163 de Sinop até a fronteira com o Pará

O parlamentar pediu apoio dos colegas e também do Governo do Estado para que as obras de duplicação sejam estendidas.

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) apresentou indicação na manhã desta quarta-feira (10) para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Via Brasil viabilize a duplicação do trecho da BR-163 que liga Sinop até a fronteira com o Pará.

Na última semana o Governo do Estado assinou a concessão de duplicação da rodovia, porém, a obra vai apenas até Sinop. “Levanto essa bandeira juntamente com os nobres parlamentares, também os deputados federais, senadores, e peço ao governador Mauro Mendes que nos ajude. Não está previsto contratualmente que eles o façam, mas nada impede de que seja feita uma repactuação contratual junto ao Governo Federal e a ANTT”, disse Diego.

O governo de Mato Grosso vai investir R$ 1,6 bilhão, nos próximos dois anos, para garantir as obras de melhoria na BR-163. Os recursos serão destinados por meio da MT PAR. A iniciativa foi uma solução inédita encontrada em conjunto entre Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ministério dos Transportes (MTrans), Governo do Mato Grosso e Tribunal de Contas da União (TCU), visando resolver os entraves relacionados à concessão da BR-163, provocados, sobretudo, pelo não cumprimento dos termos do contrato.

O parlamentar lembra que são 220 quilômetros importantes e que abrangem os municípios de Sinop, Itaúba, Santa Helena, Terra Nova, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte e vai até a Serra do Cachimbo, na divisa com o Pará. Diego ainda ressalta que estudos feitos pelas administrações locais, demonstram que o trânsito nessa região deve dobrar em 10 anos, crescendo cerca de 10% ao ano.

“De nada adianta desestrangular a BR-163 até Sinop e manter ela estrangulada dali para frente. Essa duplicação é necessária. Levanto essa bandeira aqui, vou me reunir com a Via Brasil, com a ANTT, chamarei os deputados que queiram juntos vir nessa luta. Vamos fazer audiências públicas, vamos discutir com o governo federal, nem que dê prazo maior de contrato para a Via Brasil, mas essa duplicação precisa chegar”, concluiu o parlamentar.