Sexta-feira, 04 de Julho de 2025

POLÍTICA Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 09:51 - A | A

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 09h:51 - A | A

MESA DIRETORA

Eduardo Botelho nega 'pré-acordo' com a deputada Janaina Riva para a Primeira-Secretaria na AL

Evelyn Souza/ O Bom da Notícia

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (UB), desmentiu durante entrevista à Rádio Cultura FM, nesta última terça-feira (16), qualquer acordo com a colega de Parlamento, Janaina Riva (MDB), sobre o comando da Primeira-Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Botelho, inclusive, admitiu que o único acordo existente era com o deputado Max Russi (PSB) que busca presidir a Casa de Leis estadual. 

“Nunca houve acordo com a deputada Janaina! O único acordo que houve foi com o deputado Max. A definição do primeiro-secretário ficou pendente para ser resolvida durante as discussões. Já havia um pré-acordo para a presidência, onde eu desisti da minha candidatura à Mesa para apoiar o Max. Ficou praticamente decidido que Max seria o candidato a presidente, mas a Primeira-Secretaria ficou em aberto para debate. Portanto, a sugestão dos nomes de Beto, Dilmar e Janaina é normal”, explicou.

Sobre a disputa entre os deputados Beto Dois a Um (UB) e Janaina Riva pelo cargo de primeiro-secretário da Assembleia, Botelho considerou a situação comum, pois esse é um dos cargos mais importantes da Casa, responsável pela administração financeira do Legislativo.

“A disputa na Assembleia é normal, pois há dois cargos que são mais disputados, o de presidente e o de primeiro-secretário que, internamente, chega a possuir mais poder que o presidente. Por isso, sempre há uma disputa acirrada”, destacou.

Ainda durante a entrevista, Botelho também negou que as sessões na Casa de Leis seriam reduzidas por causa do período eleitoral. No entanto, sugeriu que o número de sessões sofra alteração duas semanas antes do dia 6 de outubro, data das eleições municipais de 2024.

“Eu não vejo necessidade de diminuir as sessões para o período! Por que diminuir as sessões? Nós só fazemos as sessões na quarta-feira. O que precisa funcionar são as comissões, pois são elas que realmente discutem e modificam os projetos e, mesmo assim, irão funcionar normalmente. Talvez no final das eleições, umas duas semanas antes, haja alguma mudança, mas fora isso, não há necessidade”, disse.