Neste sábado(30), ao ser homologada como candidata do PSB, na disputa por uma vaga na Câmara Federal, Neuma de Morais, conclamou todos os socialistas a levantarem 'sem medo' a bandeira das candidatura Lula(PT) e Alckmin(do seu partido), em Mato Grosso.
Esposa do prefeito José Carlos do Pátio, de Rondonópolis(distante 217 km de Cuiabá), dona Neuma como é carinhosamente conhecida, colocou em xeque alguns dos principais companheiros de partido.
Com quase três mil pessoas na convenção, realizada no Hotel Fazenda, em Cuiabá, a candidata saiu em defesa da candidatura à Presidência da República do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empolgou a grande maioria dos presentes na convenção e gerou um imediato encolhimento dos que defendem o atual presidente Jair Bolsonaro.
A reação positiva e o apoio massivo recebido por Neuma de Morais durante a convenção por meio de aplausos, palavras de ordem e gestos de coração e o do “L” com os dedos simbolizando amor e Lula chegou a causar visível constrangimento aos candidatos a deputado federal apoiadores de Bolsonaro como o vereador Sargento Joelson, Túlio Fontes e o próprio presidente regional do partido, deputado Max Russi.
“A convenção foi dividida entre antes e depois do discurso da dona Neuma de Morais”, observou um graduado assessor do deputado estadual e candidato a Câmara Federal, Allan Kardec, sem esconder a surpresa com a reação entusiasmada da militância ao discurso da professora.
“Ela roubou a cena, falou o que o povo quer ouvir e espera que os candidatos façam acontecer. Dona Neuma conseguiu entusiasmar todo mundo. A militância entendeu que ela é a representante do Lula e do Alckmin no PSB, e isso ficou muito evidente hoje”, ponderou um membro do diretório regional socialista logo após a convenção.
O PSB que tem se posicionado em favor da reeleição do governador Mauro Mendes(UB) que, em tese, estaria em conversações adiantadas para apoiar, em Mato Grosso, o presidente Jair Bolsonaro(PL), pode rever o posicionamento, já que por meio de vídeo, Mendes felicitou os integrantes do Partido Socialista Brasileiro, evitando, porém, falar em palanque aberto ao Senado. Levando a discussão possivelmente para a convenção do União Brasil, que será realizada no dia 5 de agosto, no Ginásio Dom Aquino.
Contudo, o presidente da legenda em Mato Grosso, Max Russi, já deixou bem claro, em entrevistas recentes, que estariam bem encaminhadas as conversações com o gestor estadual sobre o apoio da sigla à sua reeleição, com a contrapartida do apoio do governador à candidatura ao Senado da médica Natasha Slhessarenko. Assim, sem descartar que sem este apoio o PSB poderá rever sua decisão.