Terça-feira, 30 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 01 de Julho de 2020, 11:08 - A | A

Quarta-feira, 01 de Julho de 2020, 11h:08 - A | A

EMANUEL QUER HOSPITAL DE CAMPANHA

Estudo prevê que em 30 dias MT terá 74 mil casos e 2,7 mil mortes por coronavírus

Rafael Martins

O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) apresentou novas projeções para o avanço da covid-19 em Mato Grosso e reforçou o alerta de que somente um isolamento social rigoroso, pode reduzir a velocidade da pandemia e evitar agravamento da situação no estado. Lúdio destacou também a necessidade de organizar o sistema de saúde, definindo o papel de cada ente e colocando a rede de atenção básica para monitorar os casos de covid e fazer o tratamento na fase inicial da doença.

“A taxa de crescimento da pandemia em Mato Grosso é de 4,9% por dia, de acordo com os dados da última semana epidemiológica. A taxa de incidência da doença está 36% maior que a do país. Há uns 20 dias, nossa curva se descolou da curva nacional e está se distanciando. No domingo, estávamos no dia 101 da pandemia no estado, com 4,2 mil casos por milhão de habitantes, e o Brasil, que estava no dia 125, tinha uma taxa de 3 mil casos por milhão [...] Teremos mais de 74 mil casos de covid e mais de 2,7 mil mortes até 1º de agosto se não reduzirmos a velocidade da pandemia. É possível poupar mais de mil vidas e evitar 35 mil casos se conseguirmos reduzir a taxa de crescimento diário de 4,9% para 2,9%. O governador, os prefeitos e representantes das instituições precisam se reunir, remotamente, para discutir medidas que auxiliem na redução de casos e de mortes causadas pela pandemia”, alertou Lúdio.

Emanuel Pinheiro (MDB), também mostrou preocupação com a situação da Capital - já que nesta última terça-feira(30), Cuiabá chegou a registrar 17 mortes em 24h - e anunciou que não descarta construir um hospital de campanha, mesmo sem a ajuda do Estado.

Em entrevista ao programa Balanço Geral MT, da TV Vila Real, Emanuel Pinheiro (MDB), também mostrou preocupação com a situação da Capital - já que nesta última terça-feira(30), Cuiabá chegou a registrar 17 mortes em 24h - e anunciou que não descarta construir um hospital de campanha, mesmo sem a ajuda do Estado. 

"Cuiabá está tendo que ajudar o Estado inteiro por ser a mãe de todos os municípios. Estou à inteira disposição para discutir com o governo do Estado e com o governo federal, qualquer medida que seja. Pode ser hospital de campanha ou qualquer outra. Cuiabá está pronta para agir para salvar vidas", disse o prefeito.

As principais medidas defendidas por Lúdio para combate à pandemia foram elencadas em uma carta aberta governador e autoridades do estado há cerca de duas semanas. O deputado afirmou que o sistema de saúde de Mato Grosso já está em colapso, enquanto a curva de crescimento da pandemia está em franca ascensão. Por isso, há necessidade de medidas urgentes.

“Fico preocupado ao ver gestores se apegando a medicamentos na fase inicial da doença, para dizer que estão dando resposta, mas sem organizar o sistema de saúde. Não existe saída milagrosa. O melhor kit covid para enfrentar a pandemia é o isolamento social rigoroso. É preciso reduzir a circulação de pessoas e mobilizar todo o sistema de saúde, desde a atenção primária, que pode monitorar os casos iniciais de forma remota, por telefone ou WhatsApp. Ainda é possível dar conta dessa tarefa”, afirmou Lúdio. 

Casos

A Secretaria de Estado de Saúde notificou, até a tarde desta terça-feira (30), 16.304 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 629 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As 39 mortes mais recentes envolveram residentes de Alta Floresta, Matupá, Cuiabá, Juína, Cáceres, Várzea Grande, Rondonópolis, Nova Mutum, Barra do Garças, Tangará da Serra e Jaciara. 

Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (3.964), Várzea Grande (1.322), Rondonópolis (1.215), Sorriso (689), Primavera do Leste (636), Tangará da Serra (599), Lucas do Rio Verde (541), Nova Mutum (454), Sinop (413), Pontes e Lacerda (378), Campo Verde (339), Confresa (313), Cáceres (277), Barra do Garças (209), Campo Novo do Parecis (207), Colíder (206), Querência (201), Sapezal (175), Alta Floresta (158) e Alta Floresta (158). 

Leia também - Somente quarentena imposta pela Justiça poderá conter contágio em Cuiabá e VG