Sábado, 20 de Julho de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 25 de Julho de 2023, 18:31 - A | A

Terça-feira, 25 de Julho de 2023, 18h:31 - A | A

"DESDENHANDO"

Janaina Riva diz que MDB ajudou PL a ganhar em MT e Thiago Silva desmente Ananias sobre união

Marisa Batalha/ O Bom da Notícia

Vem causando polêmica o posicionamento do presidente do PL, em Mato Grosso, Ananias Filho, feito na semana passada no Cast Sem Moagem. Não só por assegurar que a legenda terá candidatura própria nas principais cidades de Mato Grosso, como descartar, em definitivo, qualquer composição com o deputado emedebista, Thiago Silva, em Rondonópolis[distante um pouco mais de 300 km de Cuiabá ], para as eleições do ano que vem.

Ao revelar que o parlamentar teria procurado a sigla, mas o apoio foi rechaçado, sob o argumento que Thiago atua mais à esquerda e que o MDB estaria na base do governo do PT com vários cargos, entre eles, ministérios estratégicos."Thiago procurou o PL, mas ele atua mais à esquerda e seu partido, o MDB, representa a esquerda em Mato Grosso desde 1982".

Ainda apontando a possibilidadeque que entre as pré-candidaturas em Rondonópolis estaria a do ex-deputado estadual Delegado Claudinei, e do jornalista Agnelo Corbelino, ambos filiados no PL.  Ao reforçar que o partido representa a direita no Brasil e que não aceitará nenhum filiado com posição dúbia em relação aos valores conservadores.

Ao posicionamento de Ananinas,  Thiago Silva repudiou - por meio de nota -, as declarações. Ao dementir que teria buscado uma união para um eventual projeto político para 2024. Relembrando que, porém, não deveria ser esquecido por Ananinas, sua aliança com o MDB, que teve o partido na sua vice-prefeitura em 2012 com o nome da Valeria Bevilcqua. 

Igualmente repudiou as declarações de Ananias, uma das líderes do MDB, em Mato Grosso, a deputada Janaina Riva. Para a parlamentar, Ananias teria 'desdenhado da sua legenda'. Assim, igualmente, por meio de nota, esclareceu que o Partido Liberal 'estaria cuspindo no prato que comeu'.

Ao lembrar que, em 2022, 'o PL insistiu e trabalhou pela coligação com o MDB e que a sigla foi crucial para sacramentar a vitória do senador Wellington Fagundes'. "Ao desdenhar das candidaturas do MDB, o PL mostra desprezo às alianças construídas no passado". (Veja as notas de esclarecimento de Thiago e Janaina Riva na íntegra abaixo) 

Notas na íntegra

Deputado Thiago Silva

Sobre a inverdade divulgada de maneira tendenciosa em veículos, de que o PL de Rondonópolis reuniu com a Executiva do MDB e teria descartado a união do projeto para 2024, o Presidente Municipal do MDB-Rondonópolis, deputado Thiago Silva, desmente a informação, e pontua que no encontro realizado com a presença do presidente do PL Ananias, foi informado ao MDB que até o momento a sigla Liberal não tinha um nome definido para o pleito e estavam abertos às discussões visando o futuro da cidade.

O parlamentar relembra o histórico de aliança de Ananias com o MDB, que teve o partido na sua vice-prefeitura em 2012 com o nome da Valeria Bevilcqua. Thiago finaliza dizendo que, infelizmente atitudes radicais dividem os segmentos econômicos e classes sociais da cidade, e que o projeto que ele deseja construir para o município busca trabalhar sem extremismo, com ampla participação social, visando colocar a cidade no rumo do desenvolvimento social e econômico e do protagonismo em Mato Grosso.

Deputada Janaina Riva

Com relação às recentes declarações do presidente do PL em MT, Ananias Filho, que desdenhou de uma possível aliança em Rondonópolis com o MDB para a disputa à Prefeitura Municipal durante entrevista a um podcast, a deputada estadual Janaina Riva vem a público repudiar as falas do dirigente partidário:

“O PL está cuspindo no prato que comeu. Em 2022, o PL insistiu e trabalhou pela coligação com o MDB. O partido foi crucial para sacramentar a vitória do Senador Wellington Fagundes. Ao desdenhar das candidaturas do MDB, o PL mostra desprezo às alianças construídas no passado. Além disso, o Deputado Thiago Silva, como outras lideranças emedebistas, atuaram em apoio à candidatura presidencial do PL. O MDB, maior partido de Mato Grosso, preza pela liberdade de escolha dos seus filiados e despreza injustiças e inverdades”, finaliza a deputada.