Sábado, 18 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024, 16:32 - A | A

Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024, 16h:32 - A | A

NO INTERIOR

Jornalista Carla Rocha assume Secretaria de Cultura e Turismo em Campo Novo dos Parecis

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

A convite do prefeito Rafael Machado a jornalista Carla Rocha assumiu a Secretaria de Cultura e Turismo do município de Campo Novo do Parecis (400 km da Capital).

Empresária do ramo do turismo, Carla Rocha é proprietária há quatro anos da pousada Casa de Rocha, no município de Nobres, onde também atuou como presidente do Conselho de Turismo da cidade ao longo dos três últimos anos.

Neste novo desafio, a jornalista pretende utilizar a experiência adquirida como empresária e conselheira para fomentar e desenvolver o turismo em Campo Novo do Parecis, tendo como foco o etnoturismo e o ecoturismo, dois atrativos importantes na região.

“Queremos investir em um turismo de qualidade que seja reconhecido e valorizado não apenas em Mato Grosso, mas no país e internacionalmente. Nosso objetivo é fazer de Campo Novo do Parecis um case de sucesso no etnoturismo. Penso que os povos indígenas precisam ser conhecidos, repeitados e ouvidos, pois são eles a origem de tudo o que somos hoje e devemos nos orgulhar disso”, afirmou.

Para o prefeito Rafael Machado, essa é uma parceria de grandes desafios.

“Campo Novo do Parecis é abençoado pela natureza e o nosso povo Haliti Paresi vem demonstrando, ao longo dos anos, que é protagonista de sua própria história. Cabe ao gestor criar ferramentas e ser parceiro do progresso”, salientou.

Um dos principais objetivos do etnoturismo é promover o respeito, preservação e valorização das culturas tradicionais, proporcionando benefícios econômicos e sociais para as comunidades envolvidas.

A riqueza étnica é um dos principais ativos turísticos de Campo Novo do Parecis.

Além das aldeias indígenas, a região conta ainda com uma variedade de rios e cachoeiras, levando o visitante a uma verdadeira imersão cultural na natureza.

Para tanto, Carla Rocha enfatizou que seu trabalho parte de uma visão macro do setor, enxergando alternativas e soluções focadas em ampliar o potencial turístico do município e seu entorno.

“Apesar de ter feito da Casa de Rocha um case de sucesso, nunca estive focada apenas no empreendimento, mas na divulgação de Nobres como destino turístico. Esse olhar mais amplo trouxe conquistas importantes como, por exemplo, a assinatura de um Termo de Cessão que permitiu ao Estado de Mato Grosso dar continuidade aos trabalhos para reabrir a Gruta da Lagoa Azul, um dos principiais atrativos da região que está fechado à visitação pública há mais de 20 anos, trazendo significativos prejuízos ao turismo nobrense”, explicou a secretária.

Segundo ela, a visão diferenciada dessa gestão, encabeçada pelo prefeito Rafael Machado, deixará um legado importante para a região, fazendo de Campo Novo do Parecis um exemplo bem sucedido no etnoturismo e no turismo de natureza.

“É um desafio gigante e audacioso, um trabalho realizado em parceria com os povos indígenas dos quais tanto nos orgulhamos, da sua cultura riquíssima que precisa ser divulgada e valorizada, dando a estes povos dignidade e qualidade de vida”, frisou.

A jornalista e empresária substitui Ivan Carlos Terribele que esteve à frente da Secretaria de Cultura e Turismo nos últimos quatro anos, tendo passado também pela coordenação de Comunicação e de gabinete da Prefeitura.

CURRÍCULO

Carla Rocha, a nova titular da pasta, é jornalista há 27 anos formada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo atuado em emissoras da Rede Globo e no Congresso Nacional, em Brasília. Além da comunicação, tem experiência em gestão estratégica, governança pública e comunicação corporativa. Sua formação inclui especialização em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e especialização em Inteligência, Geopolítica e Relações Internacionais pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Fatec PR e Adesg MT).
Há quatro anos é proprietária da Casa de Rocha, pousada de charme instalada na Vila Roda d’Água, no município de Nobres.

O empreendimento é considerado um case de sucesso pelo conforto e valorização dos elementos locais como os rios e cavernas da região. Há três anos assumiu a presidência do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), de Nobres, tendo sido reeleita para o cargo no final do ano passado.