Júlio Campos (UB) - deputado estadual eleito nas eleições do dia 2 de outubro -, e um dos caciques do União Brasil, disse em entrevista à TV Assembleia nesta segunda-feira (24), que o governador reeleito Mauro Mendes (UB), será conhecido como o gestor da saúde, em Mato Grosso, ainda que tenha uma grande atuação em outros setores.
Ao lembrar que Mendes retomou as obras do Hospital Central que ficou parado 34 anos. Retomou, igualmente o Hospital Universitário Julio Muller, ambos em Cuiabá e está consttruindo quatro grandes hospitais regionais nas cidades de Confresa, Alta Floresta, Juína e Tangará da Serra.
"Eu acho que a marca do seu governo será como o gestor da saúde. Ele foi reeleito e tem obras em seis grandes hospitais. Eu por exemplo fui um governador que investiu em construção de pontes e asfalto, meu irmão Jayme Cmpos na Educação e Dante foi o governador que revolucionou a energia elétrica no Estado. Já Mendes será lembrado pelos investimentos na saúde. Ele está finalizando agora em sua segunda gestão o Hospital Central que teve início lá quando eu era governador e ele entrega ao estado essa importante obra", disse.
Júlio ainda lembrou que o Chefe do Executivo ampliou o Metropolitano em Várzea Grande, e ainda assumiu a Santa Casa na capital. "O legado de Mendes será com certeza mais de dois mil leitos nos hospitais públicos de Mato Grosso.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso tinha 500 leitos e agora tem mais de 1 mil. O investimento total com os novos hospitais é de mais de R$ 700 milhões. Com esses hospitais serão mais 2 mil novos leitos, triplicando o número de unidades ofertadas desde o início da gestão Mauro Mendes, em 2019, quando eram 640. Atualmente, o Estado conta com 1.298 leitos.
Vale lembrar também que Mato Grosso é um dos estados brasileiros que mais investe no cidadão. Conforme levantamento, realizado em 2021, o Estado aplicou 16% de sua Receita Corrente Líquida (RCL) em investimentos, perdendo apenas para Alagoas, que aplicou 30,8%. Somente outros dois estados também investiram 16%: Espírito Santo e Piauí.
Sobre Júlio Campos
Júlio Campos foi eleito deputado estadual em 2 de outubro com 33.800 votos - 1,94%. Empresário, viúvo, 76 anos, Júlio José de Campos tem uma longa carreira pública em Mato Grosso.
Foi prefeito de Várzea Grande entre os anos de 1973 a 1977; foi governador do estado entre 1983 a 1987 e senador entre 1991 a 1999. Além disso, foi alçado conselheiro vitalício do Tribunal de Contas do Estado (2002-2007). Na Câmara dos Deputados, em Brasília, assumiu uma cadeira por três mandatos, entre 1979-1983, 1987-1991 e depois, em 2011-2015.