Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

POLÍTICA Sábado, 26 de Dezembro de 2020, 07:05 - A | A

Sábado, 26 de Dezembro de 2020, 07h:05 - A | A

HERANÇA MALDITA

Medeiros protocola na Câmara Federal requerimento de abertura da CPI do VLT em MT

Rafael Martins / O Bom da Notícia

O deputado federal José Medeiros (Pode) protocolou no sistema da Câmara Federal o requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o governo do Estado quanto à desistência de conclusão da obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

De acordo com ele, assim que retornar o recesso vai recolher as assinaturas para abrir a investigação.

‘Nesta semana eu fiz a solicitação dos relatórios do conselho de Mobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que o governo do estado diz que serviriam para embasar a decisão pela troca do VLT pelo BRT, o cidadão mato-grossense precisa saber cada detalhe destes estudos, apesar de não acreditar na veracidade deles, são documentos públicos e as pessoas precisam ter acesso a eles. Queremos saber tudo, investigar e saber os reais motivos dessa troca’, disse o deputado.

Medeiros ainda solicitou à ProcuradoriaGeral da Pública (PGR) abertura de investigação para apurar possível desvio de finalidade de uso de recursos públicos federais na obra do VLT.

O motivo do pedido tem por base a decisão do governador Mauro Mendes (DEM) em anunciar a desistência do VLT e a mudança do projeto para o Bus Rapid Transit (BRT).

‘A decisão do governador de Mato Grosso em encerrar as obras do VLT significa um desperdício dos recursos públicos já empregados na construção deste modal.

Afinal, mais de R$ 1 bilhão foi gasto. Mudar de modal a esta altura e implantar um BRT apenas geraria um novo gasto de recurso público, sem qualquer garantia de conclusão’, diz trecho do pedido protocolado.