Com a morte no final da noite deste último sábado, 11 de maio, da deputada federal Amália Barros (PL), assume o seu lugar na Câmara dos Deputados, em Brasília, o primeiro suplente e ex-deputado federal Nelson Barbudo. Amália estava internada desde 1º de maio para a retirada de um nódulo benigno no pâncreas no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo
Conforme o presidente do Partido Liberal em Mato Grosso, Ananias Filho, Barbudo deve ser empossado nos próximos dias pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL). “A ascensão de Nelson Barbudo é um processo natural. Ele é o primeiro suplente e será convocado a qualquer momento. Agora, é uma questão restrita ao rito da Câmara”, disse.
Nascido em Monte Aprazível, interior de São Paulo, Nelson Ned Previdente, o “Nelson Barbudo” foi vereador na cidade de Alto Taquari (482 Km de Cuiabá) e em meados de 2016, ganhou notoriedade nas redes sociais, defendendo os posicionamentos do então deputado federal Jair Bolsonaro (PL).
Nas eleições de 2018, Barbudo foi o deputado federal mais votado em Mato Grosso, quando recebeu 126.249 votos. Contudo, em sua tentativa de reeleição, em 2022, foi a escolha de pouco mais de 53 mil mato-grossenses, uma queda de quase 58% no número de votos da eleição anterior.
O ex-deputado foi vice-líder do bloco bloco PL, PP, PSD, Solidariedade e Avante. Foi o 1º vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e membro titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ele também participou da Comissão Especial de Parcerias Público-Privadas (PPP).