Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 26 de Junho de 2023, 15:25 - A | A

Segunda-feira, 26 de Junho de 2023, 15h:25 - A | A

TEA

Palestra nacional 'Simplificando o Autismo' reúne mais de 500 pessoas em Cuiabá

O Bom da Notícia/ Com Assesssoria

A palestra nacional “Simplificando o Autismo” com o Dr. Thiago Castro foi realizada nesta sexta-feira (23) e reuniu mais de 500 participantes entre pais, parentes, convidados e representantes da área da saúde no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

A palestra é também tema de um livro escrito pelo médico pediatra especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele é pai de uma criança autista e dividiu com o público as principais dúvidas sobre o acompanhamento dos pacientes de uma forma que traga mais esperança e qualidade de vida.

“O autismo faz parte da minha vida, porque sou pai de uma criança autista e a partir do diagnóstico dele, esse trabalho se tornou uma missão. Estou muito feliz por estar em Cuiabá. Eu já vivi um tempo aqui e me sinto como se estivesse em casa, falando de um assunto extremamente importante”, destacou Thiago.

A iniciativa foi proposta pela vereadora Maysa Leão, a cantora Adrya Almeida, e a psicóloga Raquel Calmon. Todas elas são mães de autistas, também conhecidas como mães atípicas.

“O autismo é uma das minhas bandeiras e fiquei muito feliz de poder trazer o Dr. Thiago para falar com tantas famílias. Nós mães atípicas temos que ser ativistas pelos direitos dos nossos filhos e dispor sempre o melhor para eles”, ressaltou a vereadora Maysa Leão.

Adrya Almeida destacou o acolhimento e gratidão dos participantes.

“Hoje ser mãe de autista é a minha primeira função. Me sinto empolgada e feliz em ver tantas pessoas agradecendo e realmente não temos noção de quantas delas a gente alcança e estamos aqui por elas. São pessoas que querem aprender e incluir”, afirmou.

A psicóloga Raquel Calmon pontuou o processo transformador de autoconhecimento.

“Fiquei muito emocionada em ver o evento se tornar realidade. O Dr. Thiago tem uma abordagem muito leve e que traz muita confiança para todos nós. São informações preciosas e que contribuem muito para o dia a dia das famílias”.

Para os participantes a palestra proporcionou uma nova experiência. “Trabalho com crianças com o TEA e é de extrema importância trazer profissionais que atuam na área. É muito positivo ter pessoas engajadas na causa e ter esse olhar médico”, disse a psicóloga Andressa Santos.

Acompanhado da família, Eldes Eligio veio do município de Santa Rita do Araguaia (GO) até Cuiabá, para participar da palestra. Ele é tio de uma criança com autismo.

“Viemos para ter mais conhecimento, saber como contribuir na educação dele, lidar com as dificuldades. Minha esposa é professora e já trabalha com alunos autistas, mas é essencial que todos nós possamos aprender sobre o tema”.

O evento conta com parceria e apoio da Apoio da deputada Janaína Riva, ALMT, AMAND-MT, Splendore, Equipe Evoluir, Instituto Sow, Permitá, Espaço Sensorial, Equipe Tia Thaty academia inclusiva, Mapa de Talentos, Clínica Reative, Social Media Brasil e Kopenhagen.