Terça-feira, 30 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 17 de Março de 2020, 14:27 - A | A

Terça-feira, 17 de Março de 2020, 14h:27 - A | A

DECISÃO DO TSE

Pandemia de coronavírus leva ministra a suspender eleição para o Senado em MT

Marisa Batalha - O Bom da Notícia

Foram suspensas as eleições para o Senado Federal, pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, que ocorreriam em 26 de abril em Mato Grosso. Com vaga aberta após a cassaçao da senadora Selma Arruda (Podemos). Em decisão do próprio TSE, em 10 de dezembro, que determinou a perda do mandato de Selma, sob a acusação de caixa 2 e abuso de poder econômico.

A ministra acatou pedido do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, levando em consideração o risco de contaminação pelo Coronavírus (Covid-19), observada nas orientações do Ministério da saúde e ainda da Organização Mundial de Saúde, ao determinar - para o enfrentamento da doença -, que se evite aglomerações como seria, claro, o caso das eleições.

"[...] Pelo agravamento da capacidade de um novo coronavírus Covid-19, infectar grande parte da população de forma simultânea, mesmo em locais que não tenham sido identificados como de transmissão interna e a recente classificação da patologia como pandemia, pela Organização Mundial de Saúde, que recomendam além da adoção de medidas higiênicas, providências tendentes a restringir a aglomeração de pessoas, como ocorre durante a realização de eleições [...]em razão dessa circunstância editei a resolução administrativa estabelecendo medidas temporárias de prevenção ao contágio considerando a classificação da OMS e, assim, determino a suspensão da realização da eleição para o cargo de Senador, programada conforme resolução do TRE, em eleições marcadas para 26 de abril de 2020[...]". 

Rosa Weber também não descartou que a eleição suplementar marcada agora para abril, ocorra junto com as eleições municipais que serão realizadas em 4 de outubro. 

"[...]Assim determino a suspensão da realização da eleição para um cargo de senador e respectivos suplentes no estado de Mato Grosso, programada conforme estabelece a resolução do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, para ocorrer em 26 de abril de 2020, até nova deliberação sobre a matéria, quando será designada nova data com a maior brevidade possível".

Veja a decisão

(Foto: Reprodução)

TSE suspende 1.jpg