Segunda-feira, 22 de Julho de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023, 12:13 - A | A

Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023, 12h:13 - A | A

GARCIA É A SURPRESA

Percent aponta que Botelho segue na liderança na corrida eleitoral à Prefeitura de Cuiabá em 2024

Marisa Batalha/ O Bom da Notícia

(Foto: Ilustração/Web)

PERCENT - PESQUISA - DEZEMBRO 3.png

 Os quatro principais pré-candidatos na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, em 2024

Mais uma nova pesquisa quantitativa coloca o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho(União), liderando a corrida eleitoral, na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, em outubro de 2024.

Levantamento do Instituto Percent Brasil divulgado nesta quinta-feira(28), aponta  Botelho com 28,3% das intenções de voto. Em seguida vem o deputado federal Abílio Júnior(PL) com 20,3%, o parlamentar petista Lúdio Cabral, em terceiro com 15,3% e o secretário-chefe da Casa Civil e deputado federal, Fábio Garcia, com 9,8%.

Com algumas simulações, em um dos cenários o vice-prefeito de Cuiabá e secretário de Obras, José Roberto Stopa(PV) aparece com 4,4%, seguido do Pastor Marcos Ritella com 1,3%.

Aliás, Garcia é a grande surpresa desta pesquisa de final de ano. Com 9,8% das intenções de voto, ele tem o triplo em relação à última pesquisa divulgada pelo Instituto Gazeta Dados na capital, há um pouco mais de um mês, no dia 22 de novembro, quando tinha apena 3% das intenções de votos. Amargando, na época, o último lugar, atras do deputado estadual Wilson Santos (PSD) com 7%, e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) com 4%.

Já o deputado estadual Eduardo Botelho, à exemplo, da última pesquisa quantitativa realizada pelo Gazeta Dados, venceria o pleito do ano que vem em todos os cenários, tanto na estimulada quanto na espontânea onde aparece com 10,8% das intenções de votos dos cuiabanos, contra 8,7% do deputado federal Abílio Brunini.

Outra surpresa é o surgimento, na espontânea, do atual prefeito Emanuel Pinheiro(MDB) que não pode mais participar do processo eleitoral, já que está no seu segundo mandato, mas aparece com 6,8% das intenções. Seguido de Lúdio Cabral na 4ª colocação, com 4,4%, Fábio Garcia, com 3,8% e Stopa, com 0,8%.

Igualmente foram apontados no levantamento da Percent, com menos de 1% das intenções de voto, o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), com 0,7%, a ex-deputada federal Rosa Neide, com 0,4%, Marcos Ritela, com 0,3%, a vereadora Michelly Alencar (UB), com 0,3% e a suplente de deputada federal Gisela Simona (UB), com 0,2%.

Brancos e nulos somaram 3,7%, enquanto 56,5% disseram estar indecisos. Outros 2,6% não souberam responder.

A coleta de dados presencial foi realizada entre os dias 19 e 22 de dezembro deste ano, com 1.200 pessoas, na zona rural e urbana de Cuiabá.

Queda de braço eleitoral

Conforme a pesquisa, Botelho também venceria a queda de braço eleitoral no segundo turno, quando o instituto simula três cenários. Neles o presidente da Assembleiia continua na preferência dos cuiabanos, seguido de Abílio e de Lúdio.

Para o proprietário da Percent Brasil, Ronye Steffan, Fábio Garcia é o que ganhou fôlego eleitoral, possivelmente, após avançar sobre o eleitorado do Abílio. Mostrando uma interessante migração de votos do eleitor conservador, mais ligado à direita cuiabana.

Alguns cenários

(Foto: Ilustração)

PERCENT - PESQUISA 28 DE DEZEMBRO DE 2023.png

 

 

(Foto: Ilustração)

PERCENT - ESPONTÂNEA - DEZEMBRO.png