A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu na tarde desta quarta-feira (30), representantes da Lenovo - empresa multinacional de tecnologia, sediada na China, mas com fábrica no Brasil -, para analisar projetos futuros ao Município, dando início ao programa ‘Cidade Inteligente’, que corresponde a uma série de serviços sociais com a utilização da Inteligência Artificial.
O superintendente Devanir Teixeira conduziu a apresentação e apontou algumas das possibilidades de extensões a serem implantadas pelo Município como traduções simultâneas à comunidade surda, serviços de monitoramento do tráfego de trânsito, serviços de combate ao descarte irregular entre outras novidades.
A prefeita demonstrou entusiasmo diante das possibilidades inovadoras trazidas pela empresa e lembrou que seu compromisso é fazer de Várzea Grande uma cidade pioneira na adesão da inteligência artificial em serviços ao cidadão.
“Até 2028, quero trazer para Várzea Grande a possibilidade de adotar o método Cidade Inteligente nas demandas. Tudo que foi oferecido pela Lenovo é de extrema relevância e consigo pensar em muitas inovações em nosso município. Estamos de portas abertas para o novo e debateremos insistentemente em cima do tema”, disse a prefeita.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, Mário Quida, acompanhou a apresentação do projeto e destacou a importância da aproximação com empresas de base tecnológica para a modernização da gestão pública municipal. Segundo ele, a visita da Lenovo representa uma oportunidade concreta de iniciar estudos e parcerias com foco em inovação e serviços inteligentes para população.
“A proposta apresentada pela Lenovo marca o início de um diálogo importante sobre a implementação de soluções tecnológicas voltadas à gestão pública e ao atendimento ao cidadão. Este primeiro encontro nos permitiu conhecer iniciativas viáveis dentro do conceito de Cidade Inteligente e abre espaço para avaliarmos, de forma estratégica, parcerias que tragam inovação, eficiência e inclusão para Várzea Grande”, afirmou o secretário.