A deputada federal Gisela Simona (União Brasil) destacou, em entrevista ao podcast do site O Bom da Notícia, na última terça-feira (26), que a união de partidos pode ser uma estratégia importante para ampliar a participação feminina na política e estimular que mais mulheres sintam-se motivadas a disputar cargos eletivo.
De acordo com a parlamentar, ainda há um grande desafio para garantir que mulheres tenham espaço real e não sejam usadas apenas para cumprir a cota de gênero prevista pela legislação eleitoral.
“O Brasil é o país, infelizmente, do ‘jeitinho’. Já deram jeitinho para fraudar, e assim surgiu o famoso caso das ‘mulheres laranjas’. Muitas vezes, a candidata nem sabia que estava registrada e, na prática, você tem chapas inteiras caçadas por conta disso”, explicou.
Gisela ainda defendeu que é preciso fortalecer os mecanismos de incentivo para que as candidaturas femininas sejam viáveis e competitivas. “Na medida em que a gente incentiva os mandatos femininos, os partidos vão realmente querer chamar para participar mulheres com chances reais de ganhar eleição. Vão investir de forma concreta, não só prometer recursos que nunca chegam”, afirmou.
Para a deputada, somente com uma mudança estrutural será possível alcançar a paridade entre homens e mulheres no parlamento brasileiro.
“Nós precisamos virar essa chave no sentido de que haja um incentivo real não só para participar da eleição, mas para ganhar a eleição. Aí eu vejo que a gente consegue chegar, talvez, na tão sonhada paridade”, concluiu.
Assista o 'Cast do Bom':