Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 30 de Dezembro de 2022, 08:48 - A | A

Sexta-feira, 30 de Dezembro de 2022, 08h:48 - A | A

PROJETOS DO ANO

Vereadora faz balanço do 2º ano do mandato e destaca lutas pela saúde e infraestrutura em Cuiabá

O Bom da Notícia/ com assessoria

Prestes a encerrar o segundo ano do seu primeiro mandato como vereadora de Cuiabá, Michelly Alencar (União Brasil) fez um balanço de suas ações e os resultados durante o ano de 2022. A saúde da capital foi uma das principais pastas que receberam fiscalizações ao longo do ano. Infraestrutura nos bairros, educação inclusiva e ações de apoio às mulheres também foram pauta.

“São demandas que de suma importância e que me trazem a essa tribuna todas as vezes para fazer denúncias e falar desse ou daquele problema da capital. Quando nós falamos que não tem médico ou não tem medicamento, a infraestrutura está precária, eu estou com tudo pontuado. Porque nem sempre a gente consegue colocar tudo na internet, mas está sendo feito diariamente”, disse Michelly.

Saúde

Em suas fiscalizações, a vereadora esteve em todas as UPAs, policlínicas, UBS, alguns PSFs e todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Também foram fiscalizados o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Centro Especializado de Reabilitação (CER) e o Centro de Especialidades Odontológicas.

O levantamento dessas fiscalizações reforça o triste cenário na saúde pública de Cuiabá: falta de insumos e medicamentos, falha nos atendimentos médicos, exames e infraestrutura precária.

Falta de insumos: Centro de Especialidades Odontológicas; UBS Baú/Lixeira.

Falta de medicamentos: UPA Sul – Pascoal Ramos; UBS Pico do Amor, Jardim Leblon e Três Barras; USF Planalto, Jardim Industriário, Baú/Lixeira; PSF Renascer.

Falha no quadro médico/atendimento médico: UPA Sul – Pascoal Ramos e Norte – Morada do Ouro; Centro de Saúde do Tijucal; UBS Jardim Leblon, CPA III, Três Barras, Jardim Vitória, Jockey Club e Santa Terezinha; Policlínica do Pedra 90; USF Planalto, Ribeirão da Ponte, Jardim Industriário, Baú/Lixeira; PSF Renascer e Altos da Serra.

Falha nos exames: UBS Jockey Club.

Infraestrutura: Centro de Especialidades Odontológicas do Tijucal; UBS Ouro Fino/Nova Conquista, Pico do Amor e Jardim Vitória; Centro de Atenção Psicossocial; USF Ribeirão da Ponte e Jardim Industriário.

Infraestrutura nos bairros

164 bairros de Cuiabá receberam a visita de Michelly Alencar ou de algum representante do seu gabinete em 2022. Essas visitas geraram 1087 indicações de tapa buraco, pavimentação asfáltica, patrolamento, limpeza de calçadas, iluminação pública e revitalização de praças.

Outra luta foi pela autorização da Prefeitura de Cuiabá para o início das obras de pavimentação de 11 bairros, obra que será financiada e executada pelo Governo de Mato Grosso. A vereadora realizou audiência pública com a população para debater o assunto. Após muita pressão, o Executivo Municipal finalmente autorizou o início das obras e o Governo do Estado iniciará as obras em 8 bairros após a estruturação da rede de esgoto por parte da Águas Cuiabá.

“Os 164 bairros da capital tiveram uma visita da vereadora Michelly este ano, do gabinete, de um assessor, de alguém que está de fato preocupado com o que está acontecendo lá onde não tem asfalto, onde o esgoto corre a céu aberto, onde as pessoas não conseguem sair de casa quando chove, onde as crianças estão todas doentes porque não tem asfalto e é só poeira, como eu já presenciei várias vezes”, lembrou a vereadora.

Também foram realizadas fiscalizações em quase 20 escolas e 23 obras municipais.

Projetos de lei e audiências públicas

Michelly realizou audiências públicas sobre a educação inclusiva, com a presença de cuidadores de alunos com deficiência (CADs), a valorização dos profissionais da educação, com a presença de técnicos de desenvolvimento infantil (TDIs), a saúde mental, o aumento do IPTU e a cobrança da taxa do lixo em Cuiabá.

Também foram propostos projetos de lei voltados à inclusão, apoio às mulheres, saúde mental, entre outros.

Conscientização de doenças: Púrpura, Fibromialgia, Dislexia, Discalculia e TDAH;
Inclusão: Sessões de cinema adaptadas para autistas, alimentação inclusiva;
Prevenção da violência contra a mulher: Denúncia em condomínios, violência obstétrica;
Apoio às mulheres: Garantia da presença de doulas nas salas de parto e obrigatoriedade da sala de amamentação em órgãos municipais;
Educação: Transparência nas escolas;
Saúde mental: Programa de prevenção.

Ações sociais

No social, além das visitas aos 164 bairros, Michelly Alencar ainda realizou a segunda edição do Projeto Família na Praça, no bairro Pedregal; visitou o Instituto Vicente Lenilson, o projeto Recytec, do qual é madrinha, e entregou, juntamente com a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, os 10 primeiros computadores produzidos pelos alunos do projeto para a escola filantrópica São Judas Tadeu, no bairro Osmar Cabral, o Instituto dos Cegos, o projeto Tênis Social e a ONG Mão Amiga; e realizou reunião com idosas do bairro Areão.

“São alguns números para dizer que quando a gente traz uma denúncia aqui, é porque o nosso trabalho está sendo feito. E eu quero deixar registrado que em 2023, nosso trabalho será ainda maior”, pontuou Michelly.