Defensor da causa animal, o vereador emedebista, Sargento Vidal vem realizando na Câmara de Cuiabá, proposições mais severas para aqueles que os maltratam e apresentando projetos como a construção do Hospital Público Veterinário e, recentemente, a criação de um cemitério para os pets.
Em entrevista ao Cast do Bom do site O Bom da Notícia na semana passada, Vidal explicou uma destas propostas como a que determina a destinação de 10% da área de cemitérios da Capital para enterrar os animais domésticos.
Ação que ganhou profunda simpatia popular. Ao lembrar que na capital não existem cemitérios para animais, havendo apenas o crematório particular onde a cobrança é cara, o que inviabiliza que pessoas com menos recursos financeiros possam enterrar seus animais dignamente.
“Meu projeto de lei aqui é que 10% da área dos cemitérios sejam para enterrar ou cremar os animais. Tem pessoas que desejam guardar as cinzas ou que queiram descartar em algum lugar mais especial, até mesmo no próprio local. A ideia é que os animais, ao morrerem, tenham um lugar decente. Assim, cemitério é hoje extremamente necessário e isso é possível”, disse o vereador.
No projeto, o vereador destacou ainda que como não há atualmente respaldo da legislação para que o animal possa ser enterrado junto com seus companheiros humanos, caso seja aprovado, o sepultamento será prioritário aos animais domésticos de estimação de famílias que possuem jazigos próprios. O objetivo é respaldar, legalmente, essa possibilidade, beneficiando o elo de amor entre humanos e animais, e estreitando cada vez mais os laços entre eles.
“A mensagem é muito importante, pois muitas pessoas por não terem onde fazer o descarte desses animais, acabam abandonado-os em locais inapropriados como nascentes ou áreas de preservação permanente”, completou ele.
Hospital veterinário
Para Vidal, a construção de um hospital veterinário na Capital mais do que uma visão humanista teria, igualmente, a responsabilização de castrar animais, em especial, os de rua e reduzir a quantidade gigantesca deles que perambulam por bairros e avenidas hoje em Cuiabá.
Apesar da luta, Vidal admite que o hospital, apesar das cobranças contínuas que têm feito ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ainda não se transformou em uma realidade.
Mostrando, inclusive, seu temor que termine a gestão do prefeito emedebista e a unidade de saúde para os animais ainda não aconteça.
“Emanuel me prometeu que seria entregue no aniversário de Cuiabá do ano que vem. Já estamos em novembro e a obra não começou. Temo que possa não dar tempo nem para o final da gestão dele que é 31 de dezembro de 2024”, finalizou.
Veja a entrevista completa