Terça-feira, 23 de Julho de 2024

SAÚDE & BEM ESTAR Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2023, 20:31 - A | A

Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2023, 20h:31 - A | A

Inovação: termômetro portátil para insulina é desenvolvido na Europa

Saúde

Aparelho portátil foi desenvolvido por uma empresa sueca
Divulgação

Aparelho portátil foi desenvolvido por uma empresa sueca

Muita gente acredita que a insulina sempre precisa ser guardada dentro da geladeira, mas os próprios fabricantes indicam o medicamento em uso pode ser guardada fora da geladeira, em um lugar com temperatura ambiente que não ultrapasse cerca de 30 graus ou que não fique exposto ao sol. Mas como saber qual é a temperatura ambiente e onde seria melhor deixar a insulina em uma viagem, na praia ou até mesmo dentro de casa?  Essa é uma das maiores dificuldades de quem convive com diabetes e faz uso de insulina.

Uma novidade apresentada na 16º Conferência Internacional sobre Tecnologias Avançadas e Tratamentos para Diabetes (ATTD), que acontece este ano em Berlina, na Alemanha, promete solucionar esse problema. Um dispositivo que mede a temperatura do ambiente em que insulina ou qualquer outro medicamento sensível a temperatura estiver armazenada. Quando termômetro portátil registra menos de 2 graus ou mais que 30 graus sinaliza que a medicação está sendo exposta, ou seja, pode comprometer sua eficácia.

O aparelho tem 54 milímetros por 26 de largura. A bateria tem duração de 6 meses até 1 ano e meio dependendo do número de vezes e quanto tempo ela precisa sinalizar a variação de temperatura, segundo a fabricante. A garantia é de 6 meses.

A comercialização é feita pela empresa sueca Insulin Saver e o custo é de 289 coroas por dispositivo, o equivalente a cerca de R$ 142,00. As vendas são feitas pelo site da empresa .

O Portal Um Diabético questionou sobre o equipamento pode ser comprado pela internet e se eles entregam no Brasil, mas até o fechamento da reportagem não tivemos essa resposta. 

Conheça o maior Programa de Educação em diabetes do Brasil , GRATUITO, com mais de 15 horas de aulas com grandes especialistas e cinco módulos que vão te ajudar a entender melhor sobre a rotina com o diabetes.

Fonte: IG SAÚDE