Nascentes em propriedades rurais na região Norte estão 99% preservadas
'Os resultados do estudo mostram que o produtor rural planta e preserva o meio ambiente', afirmou presidente da Aprosoja, Fernando Cadore
11/06/2021
Mapear e preservar as nascentes são algumas das finalidades do projeto Guardião das Águas, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). De acordo com o estudo, as fontes encontradas nas propriedades rurais na região Norte, em áreas agricultáveis nos municípios de Cláudia, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, Nova Ubiratan, Porto dos Gaúchos e Tabaporã estão 99% conservadas.
As demais cidades mapeadas, Santa Carmem, Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Vera, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde e Tapurah preservam entre 95% e 98%. Todas as nascentes foram encontradas em área de plantio, em bom e ótimo estado de conservação. Criado há três anos, o estudo identificou 63.859 fontes em 34 municípios do Estado.
De acordo com o presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, os resultados do estudo, por meio do projeto Guardião das Águas, mostram que é possível plantar e preservar o meio ambiente. “Em todas as regiões do Estado, onde temos áreas agricultáveis os produtores estão preocupados em preservar o meio ambiente. Prova disso é o resultado desse mapeamento que aponta 95% das nascentes em propriedades rurais estão em ótimo estado de conservação, e algumas delas intactas”, declarou Cadore.
Para o produtor rural Carlos Sfreddo, o projeto Guardião das Águas é um aliado importante. "O Brasil detém mais de 12% de toda água doce do planeta. Uma riqueza que Deus nos deu. Nosso estado tem mais de 95% de nascentes preservadas, e o projeto em parceria com os produtores rurais vem orientando para que cada um possa conservar cada vez mais as nascentes dentro de suas propriedades. E com isso produzir mais alimento para o mundo com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente”, frisou Sfreddo.
Ivan Marx Hoffmann, produtor do município de Cláudia, onde 99% das nascentes estão preservadas, conta que tem rios e nascentes preservadas nas propriedades da família. “Precisamos cuidar das nossas nascentes e preservar o meio ambiente, pois é dele que tiramos o nosso sustento e o do planeta”, acentuou.
Marlene Lima, gerente de Sustentabilidade da Aprosoja e responsável pelo projeto, afirma que, “esse mapeamento realizado pelo Guardião das Águas mostra números reais de práticas de preservação e conservação das nascentes em áreas agricultáveis, pelos produtores rurais”.
Guardião das Águas - Ainda para 2021, serão levantados os dados das nascentes nos municípios de Nova Maringá, Água Boa, Santo Antônio do Leste, Alto Garças, São José do Rio Claro, Itanhangá, Ribeirão Cascalheira, São José do Xingú, Marcelândia, Alta Floresta, Comodoro e Alto Taquari.