Sábado, 02 de Agosto de 2025

POLÍCIA Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 18:25 - A | A

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 18h:25 - A | A

OPERAÇÃO EM TERRA INDÍGENA

Garimpeiro morre em confronto com a polícia em Pontes e Lacerda

Cris Mattos/O Bom da Notícia

Um garimpeiro, que não teve a identidade divulgada, morreu após ser baleado durante um confronto em um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, nesta sexta-feira (1º).

Após o tiro, o homem recebeu os primeiros socorros pelas equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Corpo de Bombeiros, que o levaram de helicóptero até uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. 

 

Segundo o Ibama, o confronto aconteceu após uma caminhonete usada por garimpeiros avançar contra os agentes durante uma abordagem em uma estrada dentro da terra indígena. Momento em que um dos ocupantes do veículo foi atingido por disparo de arma de fogo.

Terra Indígena Sararé

Com cerca de 67 mil hectares e habitada por indígenas do povo Nambiquara, a TI Sararé é uma das áreas mais atingidas pelo garimpo ilegal no Brasil. Estima-se que aproximadamente 2 mil hectares já tenham sido devastados pela exploração ilegal de ouro, frequentemente impulsionada por organizações criminosas armadas.

Desde 2023, o Ibama vem intensificando as ações repressivas na região. Mais de 300 escavadeiras, além de motores e outros equipamentos, foram apreendidos ou destruídos.

A operação conta com apoio da Polícia Civil de Goiás e atende a uma determinação da Justiça Federal, como parte de um esforço integrado para combater a atividade ilegal em terras indígenas.

Veja o vídeo do resgate: