O setor de turismo passa por avanços significativos. Desenvolvimento tecnológico, mudança na forma como o tempo é administrado e as experiências vivenciadas impulsionam uma transformação também no comportamento, expectativas e rotinas do público. A escolha da hospedagem, por exemplo, não é mais a mesma e tornou-se um dos reflexos mais visíveis dessa nova era.
A busca por estadias em hotéis ainda faz parte do planejamento de viagem do turista, mas não é mais a única, como em outras épocas. Agora, um novo mercado está em crescimento e já aparece como uma opção factível para muitas pessoas, esse é o short stay, ou aluguel por curta temporada. De acordo com a empresa de dados AirDNA, a oferta de aluguéis por temporada cresce globalmente mais de 15% a cada trimestre desde 2022.
Por outro lado, a expansão da oferta de quartos de hotel não passou dos 5% no mesmo período. Isso não significa, de forma alguma, que o modelo tradicional de hospedagem esteja em crise. Pelo contrário, a hotelaria ainda cumpre um papel essencial na cadeia turística. O que está surgindo, com força, é um novo perfil de turista, mais digital, mais independente e mais conectado com a ideia de viver experiências individualizadas.
Assim como os aplicativos de transporte mudaram a forma de conectar motoristas e passageiros, as plataformas de aluguel por temporadaestão transformando a maneira como escolhemos onde ficar. Tecnologias como Airbnb e Bookingabriram um leque de possibilidades, colocando o controle na palma da mão do usuário. Uma revolução digital que veio, não para eliminar modelos tradicionais, mas para ampliar as opções e atender novos comportamentos.
A preferência crescente por imóveis de curta temporada também se explica por uma busca maior por liberdade, conforto e privacidade. Hoje, muitos viajantes priorizam hospedagens que oferecem estrutura completa, como cozinha, espaço para home office, lavanderia e até mesmo áreas comuns compartilhadas, mas com autonomia. Essa tendência é ainda mais marcante entre os jovens-adultos e profissionais que trabalham remotamente.
Em Cuiabá, esse mercado também está ocupando seu espaço, impulsionado pela construção de empreendimentos no formato studios, voltados especialmente para esse tipo de público. O aluguel por temporada está em destaque por tornar a hospedagem do viajante mais personalizada de acordo com a ocasião, orçamento e estilo de vida. É um movimento mais democrático, que oferece alternativas tanto para quem busca economia quanto para quem quer exclusividade.
O short stay chegou para ficar e com ele, uma nova forma de viver a cidade, mesmo que por alguns dias. Esse é um setor que demanda um olhar mais atento para essa mudança de comportamento do público, principalmente o mais jovem. Quanto mais a gente entende e abraça essa transformação, mais vamos conseguir criar soluções que façam sentido para o novo tempo do turismo e das estruturas de hospedagem.
Victor Bento é CEO do Grupo Vivart, especialista em imóveis compactos, versáteis, seguros e modernos