A primeira iniciativa diz respeito aos nossos colaboradores, na Águas Cuiabá. Por meio de uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), foram iniciadas as aulas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A trilha de estudos tem, como ponto de partida, a disciplina “letramento digital”, na qual os alunos (cerca de 30) aprendem a utilizar computadores e ferramentas digitais. Por consequência, um novo mundo se abre para os profissionais que, com nobreza e dedicação, trabalham para que todos tenhamos água na torneira e os demais serviços que formam o rol de atendimentos da concessionária.
O outro projeto é voltado à comunidade em geral. Nossa cidade tem passado por um intenso ritmo de ampliação da cobertura de esgoto, feito que a posiciona como destaque nacional, segundo o Trata Brasil, mais importante ranking de saneamento do país. Neste contexto, conforme novas tubulações de coleta vão sendo instaladas, mais unidades residenciais e comerciais precisam providenciar a conexão à rede, para efetivação do ciclo que traz saúde, qualidade de vida e preservação ambiental. E é neste momento que surge a demanda por encanadores adequadamente aptos a realizar as conexões.
Bem, nesta caminhada, os entes envolvidos na evolução do saneamento (Prefeitura, Poder Judiciário, Arsec e Ministério Público Estadual) e nós, da Águas Cuiabá percebemos a necessidade de qualificar trabalhadores. Daí veio a parceria, também junto ao Sistema S – desta vez, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), com o propósito de formar profissionais, atender à demanda da população pelo serviço e gerar oportunidades de renda. As aulas do curso de Encanador – Especialista de Interligação de Rede de Esgoto ocorrerão a partir de fevereiro de 2024, gratuitamente.
Sou engenheiro de formação, com vivência estudantil tanto na rede pública, desde a infância, quanto na rede particular. Tenho a satisfação de fazer parte de uma empresa que, assim como eu, de fato, reconhece o valor da educação. E é na certeza dos benefícios da caminhada conjunta entre a educação e o saneamento básico que fechamos este ano de muito trabalho, gratos pela oportunidade de participar de histórias valiosas e emocionantes. Histórias como a do Francylei de Souza, colaborador responsável pelo abastecimento de água ao Distrito do Aguaçu, onde também reside com a família. Feliz e realizado por poder voltar a estudar, ele ouviu da filha de oito anos: “... tenho muito orgulho do meu pai.”