No segundo domingo de agosto, comemora-se o dia dos pais, nesta data tão importante, buscamos: o reconhecimento, a valorização dos pais.
Que podem ser representados: pelo pai biológico, pelo avô, pelo padrasto e, pelo pai adotivo.
Todos os anos, na data em que se comemora o dia dos pais, sempre que possível, homenageio um pai, que pode ser famoso ou anônimo; como fiz no ano passado.
Por questão de justiça, desta feita estarei homenageando um pai adotivo, que na condição de secretário de estado de Mato Grosso, adotou com maestria e galhardia através da pasta da educação. Cerca, de aproximadamente 361 mil filhos adotivos em todo o Estado de Mato Grosso.
Alan Porto, está à frente de uma das pastas mais estratégicas do Estado, desde 2017.
Por sua performance e comprometimento com a educação e melhorias significativas à frente da pasta, assumiu o cargo novamente em 1º de janeiro de 2025.
Alan Porto tem se destacado por conduzir com firmeza e sensibilidade os avanços na educação mato-grossense.
Seu trabalho é marcado pelo compromisso com a valorização dos professores, a modernização das escolas e a implementação de políticas públicas, que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem.
Pai biológico de três filhos lindos ainda pequenos, porém, os tratam, os orientam e os incentivam, a seguir e trilhar sempre o caminho do bem e da prosperidade; respeitando sempre, os valores e ensinamentos paternos.
E com os seus 361 mil filhos adotivos (leia-se alunos), a forma de tratamento dispensado é o mesmo, pois tem sido o secretário referência no cuidado com o futuro das crianças e jovens de Mato Grosso, sempre que possível, prefere estar in loco nas escolas.
No cotidiano, na condição de pai adotivo leva para os alunos de todo o Estado, em seus 142 municípios, mesmo estando na maioria das vezes à distância.
Mesmo assim, consegue passar para os seus comandados a mesma visão de altruísmo e, principalmente a capacidade de escutar e inspirar.
Alan Porto leva esses valores para dentro de sua gestão, demonstrando que liderança e afeto podem caminhar juntos.
Ao olhar para cada projeto educacional, percebe-se o zelo de quem entende que a educação é a base para construir cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do mundo.
Neste Dia dos Pais, celebramos não apenas o homem público, mas o pai que, no convívio familiar, dedica tempo, amor e atenção aos seus filhos, formando-os para a vida com os mesmos princípios que aplica em sua missão profissional: ética, perseverança e esperança.
Professor Licio Antonio Malheiros, é Jornalista, Articulista e Geógrafo