Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

AUTOMÓVEIS Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022, 15:01 - A | A

Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022, 15h:01 - A | A

Volvo EX90 tem 25 alto falantes e chegará ao Brasil em 2024

Carros

Ao desenvolver o EX90, Volvo investiu em segurança, tecnologia e sustentabilidade
Divulgação/Volvo

Ao desenvolver o EX90, Volvo investiu em segurança, tecnologia e sustentabilidade

A Volvo mostrou de forma oficial seu mais novo SUV elétrico , o EX90 , que além de uma nova plataforma , irá oferecer recursos de segurança e tecnologias inéditas .

A EX90 apresenta similaridades com o XC90 , modelo que ele irá substiuir no futuro . Apesar de não ter as dimensões divulgadas, o porte é similar, assim como a  área envidraçada , que possui quase o mesmo desenho , mas é menos arredondada no modelo elétrico .

A dianteira do EX90  é limpa, reforçando a recente tendência de design minimalista da Volvo . Os faróis trazem um aspecto moderno  e  afinado , e na base do para-choque há uma pequena passagem de ar.

Na traseira , o desenho do EX90 foi influenciado pelo SUV compacto C40 . As lanternas não possuem mais os elementos unidos, e agora a parte vertical é pontilhada e posicionada ao lado do vidro traseiro , enquanto o outro elemento, é desenhado em “C” e dita o desenho da tampa do porta-malas .

Câmeras, sensores e radares do EX90 estão posicionados de forma discreta no teto
Divulgação/Volvo

Câmeras, sensores e radares do EX90 estão posicionados de forma discreta no teto

No teto do EX90 , a Volvo buscou uma forma de posicionar as câmeras e sensores do sistema de segurança sem chamar muita atenção. Após o dispositivo, está o teto panorâmico , que se estende até a fileira central de  bancos . Vale lembrar que o SUV terá capacidade para sete ocupantes .

O interior segue a linguagem minimalista e o maior destaque é a tela multimídia de 14,5 polegadas que tem conexão com rede 5G e processamento da Qualcomm . O sistema de som é assinado pela Bowers & Wilkins  e conta com com 25 alto-falantes e tecnologia Dolby Atmos .

Segundo a Volvo , o EX90 tem em sua composição 15% de aço e 25% de alumínio reciclados , além de 48 kg de materiais ecológicos e 15% de plásticos reutilizados .

Sobre a motorização , o que foi informado pela fabricante sueca é que o SUV será equipado com  dois motores elétricos , um em cada eixo, que fornecem até 517 cv de potência e 92,8 kgfm de torque .

As baterias terão 111 kWh de capacidade , e segundo a Volvo terão alcance de 600 km por carga, segundo testes no padrão WLTP .

Por se tratar de um Volvo , a segurança tem cuidado especial. Como já retratado, o modelo contará com câmeras e sensores para permitir maior segurança para os ocupantes e até pessoas ao redor do veículo .

Segundo a Volvo , o sistema do EX90  irá aprender sobre o trânsito com o usuário e se tornará cada vez mais seguro com o passar do tempo.

Além disso, o EX90 será o primeiro modelo da história da Volvo a não contar com chave física , o veículo será desbloqueado pelo smartphone do usuário.

Outro recurso inédito na linha Volvo é o carregamento bi-direcional , que permite que o carro forneça energia para aparelhos eletro-eletrônicos e até mesmo uma casa .

O EX90 será produzido nos Estados Unidos e na China , e deve chegar no Brasil no primeiro trimestre de 2024 .

Fonte: IG CARROS