Segunda-feira, 16 de Março de 2026

CIDADES Segunda-feira, 16 de Março de 2026, 09:24 - A | A

Segunda-feira, 16 de Março de 2026, 09h:24 - A | A

INSCRIÇÕES ABERTAS

Cineastas de Mato Grosso podem inscrever filmes na 9ª Mostra Sesc de Cinema

Redação do O Bom da Notícia

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição da Mostra Sesc de Cinema, voltada a cineastas e produtores independentes de todo o país. Em Mato Grosso, interessados têm até o dia 31 de março para inscrever suas produções audiovisuais.

A mostra aceita filmes de curta, média e longa-metragem finalizados a partir de 1º de janeiro de 2024. Para participar, as obras não podem ter sido exibidas em circuito comercial de cinema nem disponibilizadas em serviços pagos de vídeo sob demanda (VOD) até o fim do prazo de inscrição.

Ao longo das últimas oito edições, produções de Mato Grosso já ganharam espaço na seleção nacional. Na edição mais recente, foram escolhidos os filmes “Outro Lugar” e “Mopái Pjuta Ãkakje’y – A Roça e os Alimentos Myky”.

O curta “Outro Lugar”, dirigido por Perseu Azul, apresenta paisagens de Chapada dos Guimarães em uma narrativa voltada ao público infantojuvenil. A produção mistura elementos de ficção e ciência, inspirada em registros históricos de fósseis de dinossauros encontrados na região.

Segundo o diretor, a proposta do filme foi levar uma história local para um público mais amplo. A obra utiliza animação e recursos tecnológicos para criar uma narrativa que conecta conhecimento científico e imaginação.

Outro destaque da edição anterior foi o documentário “Mopái Pjuta Ãkakje’y – A Roça e os Alimentos Myky”, dirigido por cineastas indígenas do povo Myky: Kantinuwy, Kojayru Myky, Mãnynu Myky, Njãkyru Myky, Takarauku Myky e Tipuu Myky. O filme retrata práticas tradicionais de cultivo e o conhecimento ancestral transmitido entre gerações na comunidade.

Na edição de 2026, os filmes selecionados poderão receber licenciamento que somam até R$ 255 mil. Desde a criação da mostra, cerca de 400 obras do audiovisual independente brasileiro já foram licenciadas pelo projeto.

O resultado da seleção será divulgado até 1º de julho. As produções escolhidas participarão de um evento de lançamento com sessões especiais e debates com o público.

Nesta edição, 20 estados e o Distrito Federal participam da mostra. Cada local poderá selecionar até duas obras, uma para o Panorama Brasil e outra para o Panorama Estadual. Também haverá o Panorama Infantojuvenil, com até dez produções voltadas ao público jovem.

As exibições do Panorama Brasil e do Panorama Infantojuvenil estão previstas para setembro de 2026. Já o Panorama Estadual será apresentado entre outubro e dezembro em espaços culturais dos próprios estados participantes.

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2