Hospital Municipal São Benedito já realizou mil procedimentos de cardiologia com hemodinâmica. Os procedimentos voltaram a ser realizados em Cuiabá depois que o Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá colocou em funcionamento um equipamento de hemodinâmica, comprado em 2016 e que estava parado há mais de três anos.
O paciente de número mil, o aposentado Bernardo Pereira da Silva, de 73 anos, fez cateterismo no São Benedito. Morador da cidade de Arenápolis, ele veio a Cuiabá para fazer o procedimento. “Graças a Deus deu tudo certo e estou passando bem. Fui muito bem atendido pelo médico e pelos enfermeiros”, afirma Bernardo.
Dos mil procedimentos realizados no São Benedito, 554 foram cateterismos e 446 angioplastias. O Hospital Municipal São Benedito tem capacidade para fazer cerca de 160 procedimentos por mês, sendo 100 cateterismos e 60 angioplastias.
Em abril de 2023, havia uma demanda reprimida de 2.739 solicitações de cateterismo cardíaco. Em consulta ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), nesta quinta-feira (23.11), constam 331 solicitações recentes, inseridas a partir do mês de junho de 2023. Houve uma redução significativa de 87,91%.
Já o número de solicitações de angioplastia estava em 1.635, na data de 31 de março de 2023. De acordo com o banco de dados do Sisreg, até esta quarta-feira (22.11), constam 18 solicitações de angioplastia lançadas no Sisreg a partir de março de 2023, o que representa uma redução de 98,89%.
“Ao assumirmos a gestão, encontramos um equipamento parado e uma demanda para um serviço que salva vidas. Então, priorizamos a retomada da hemodinâmica em cardiologia, e já podemos ver resultado desse trabalho com uma redução importante no número de pessoas aguardando por cateterismo e angioplastia”, destaca a interventora Danielle Carmona.